Maria Clara foi uma das ilustradoras do livro A Menina Em Pedaços.
O autor, Gian Tarali, autografando o livro.

Doze alunos da Escola Nossa Senhora das Graças (SP) podem dizer que já tiveram a experiência de abrir um livro e encontrar uma ilustração de sua autoria.

Após participarem de um concurso que reuniu estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio, os alunos foram selecionados para ilustrar o livro infantojuvenil A Menina em Pedaços, escrito por Gian Taralli.

A obra conta a história de um grupo de adolescentes que decide investigar um crime e traz diversos tipos de ilustração, que evidenciam o estilo e as técnicas de cada ilustrador. “Temos vários tipos de desenho. Uma combinação excelente”, afirma Taralli. “Alguns passam emoções fortíssimas de passagens da história. Outros têm precisão de detalhes. São ilustrações de cenas, objetos…”

Maria Clara foi uma das ilustradoras do livro A Menina Em Pedaços.

Inicialmente, Taralli planejava convidar amigos e ilustradores profissionais para o livro. Porém, em uma conversa com colegas, chegou à conclusão de que seria melhor pedir que jovens com a mesma idade que futuros leitores fizessem os desenhos. “Achamos que eles seriam mais genuínos. Além disso, decidimos convidar várias pessoas, para não ter apenas uma visão da história”, explica ele.

O autor, então, entrou em contato com a Escola Nossa Senhora das Graças (onde estudou e as filhas estão matriculadas) e, com a direção, organizou o concurso para escolher os participantes. Depois do anúncio dos ganhadores, os ilustradores receberam uma versão digital do livro e tiveram dois meses para fazer a leitura e escolher o(s) trecho(s) que desejavam desenhar.

O que dizem os ilustradores?

Elis S., 13 anos

“O Gian passou de sala em sala contando sobre o projeto. Eu achei a ideia muito legal. Durante a leitura, fui marcando as passagens que poderiam render ilustrações. Ao final, ilustrei a parte em que os quatro adolescentes têm um sonho.”

Gabriela F., 13 anos

“Eu decidi tentar algo novo, já que eu nunca tinha ilustrado um livro. Eu não tenho o hábito de ler, mas gostei muito da história, pois me interesso por narrativas de mistério. Acho que mesmo quem não gosta de ler pode se interessar por essa obra.”

Maria Clara Izac, 12 anos

“Quando eu soube que eles estavam selecionando alunos para ilustrar o livro, fiquei maravilhada com a ideia. Nunca imaginei que com a minha idade eu poderia ilustrar uma obra. Eu sou muito fã de livros e gostei muito de A Menina Em Pedaços. É uma história de mistério que mostra a vida de adolescentes comuns. Acho que alguns adolescentes podem se identificar com alguns trechos”.

O que dizem os editores?

Beatriz T., 14 anos (filha do autor, Gian Taralli)

“Em 2015, eu fui para um acampamento internacional na Coreia do Sul. Quando eu voltei, meu pai já tinha começado a escrever a história. Naquela época, eu estava lendo alguns livros de mistério para a escola. Acho que isso serviu de inspiração para ele escrever A Menina Em Pedaços. Ao longo do processo, ele sempre me pedia dicas, sugestões de sinônimos, entre outros. Eu fui a primeira a ler o livro e dar feedbacks”.

Antônia Rodrigues, 14 anos

“Eu sempre fui muito amiga da Bia, por isso ela sabia que eu era muito fã de histórias de terror e mistério. Assim, ela me pediu para ler a história e dar a minha opinião. Li em uma semana, pois era muito bom. A história é rápida, interessante e direta. Nos meus feedbacks, eu elogiei a narrativa e a linguagem e fiz algumas observações do que poderia melhorar.”

Arthur S., 14 anos

“A Bia, que é minha amiga, comentou que o pai estava escrevendo um livro. Eu, então, recebi o rascunho da história e dei a minha opinião. Gostei muito da experiência. Participar do processo de criação de um livro é algo bem diferente.”

Matéria publicada originalmente na edição 118 do Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido