Entre 11 e 13 de agosto, foi realizado, na cidade de Yokohama, Japão, o Campeonato Mundial de Pokémon. O torneio, que existe desde 2004, reúne competições de diferentes modalidades de jogos do universo Pokémon: Trading Card Game (TCG), videogame Pokémon, Pokémon GO e Pokémon Unite. Os jogadores representam seu país e são pré-selecionados por um sistema de pontuação que contabiliza vitórias em outros campeonatos.

Em 2023, o Brasil teve duas conquistas no mundial: Gabriel F., 13 anos, ficou em primeiro lugar na categoria sênior (13 a 15 anos) de TCG; e Gabriel B. T., 11 anos, garantiu o segundo lugar na categoria júnior (até 12 anos), também em TCG. O Trading Card Game funciona com uma batalha de cards que detêm diferentes níveis de poder dos Pokémons.

#pracegover: Gabriel B. T. está parado segurando um troféu com uma Pokebola e um Pikachu. Ele usa óculos, está de boné virado para trás e veste camiseta branca, com detalhes em amarelo, verde e laranja e uma calça cinza. Gabriel está parado em frente a um pôster em que está desenhado um Pikachu. Crédito de imagem: arquivo pessoal

Gabriel F. recebeu 25 mil dólares (cerca de 125 mil reais) e Gabriel B. T. ganhou 15 mil dólares (aproximadamente 75 mil reais). Segundo as regras do torneio, participantes menores de idade podem receber o prêmio com o valor aplicado em bolsas de estudo ou em um cartão pré-pago.

Em entrevista ao Joca, Raymundo Torres, pai de Gabriel B. T., contou que o filho começou a jogar ainda pequeno. “O interesse dele começou depois do aniversário de 7 anos, após ele ganhar alguns presentes repetidos e trocá-los por caixas de cartas Pokémon. Ele realmente gostou, então eu investi em dois decks (baralhos de 60 cartas) competitivos. O Gabriel passou a frequentar os torneios que valiam pontos [para o campeonato mundial]”, explicou. “Nessa época, ele mais perdia do que ganhava. Mas, acima de tudo, estava se divertindo e gostando cada vez mais de jogar”, completou Raymundo.

Gabriel B. T. já está pensando nas próximas competições. “Eu me senti muito feliz e honrado por essa conquista, porque é muito difícil. Já estou animado para a próxima temporada e alcançar mais ainda”, declarou ao Joca.

Texto originalmente publicado na edição 210 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido