Um estudo publicado em 25 de outubro apontou que as crianças estão acessando a internet cada vez mais cedo. A pesquisa “TIC Kids Online Brasil 2023”, realizada pelo Cetic.br|NIC.br, mostrou que, das quase 25 milhões de pessoas, entre 9 e 17 anos que são usuárias de internet no Brasil, 24% (cerca de 5,9 milhões) tiveram o primeiro contato com o universo on-line até os 6 anos — dez anos atrás essa porcentagem era de 8%. 

“Esse fenômeno reforça a necessidade de dados robustos acerca das oportunidades e riscos on-line vivenciados por crianças e adolescentes que orientem políticas e ações voltadas à garantia dos seus direitos e proteção”, disse o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa, em comunicado.

Esta foi a primeira vez que a pesquisa coletou dados sobre o YouTube, que se destacou como a plataforma on-line com mais perfis de usuários entre 9 e 17 anos — 88% estão logados na ferramenta. Em seguida: WhatsApp (78%), Instagram (66%) e TikTok (63%).

Os dados apontaram ainda que, apesar de 78% dos entrevistados terem a noção de que empresas pagam para que influenciadores digitais utilizem seus produtos em vídeos, apenas 28% têm responsáveis que configuram filtros para restringir o consumo dessas propagandas.

TIC Kids Online Brasil 2023

Desde 2012, o relatório apresenta os principais dados referentes ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela população brasileira entre 9 e 17 anos. Ele é elaborado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A edição de 2023 ouviu, entre março e julho deste ano, 2.704 crianças e adolescentes, assim como seus responsáveis, por todo o Brasil — os dados trazidos são proporcionais entre as pessoas entrevistadas e o universo da população brasileira.

O que eu penso sobre…

“Eu gosto de acessar os jogos e o YouTube e comecei a usar a internet com 7 anos, por conta da pandemia. Geralmente, [navego na internet] pelo celular ou no chromebook (que é um computador, só que pequeno). Acho possível fazer um uso saudável da internet, como tendo determinado tempo de uso dos aparelhos eletrônicos, não pondo fone de ouvido na hora de dormir, acessando sites [apropriados] para a idade que a pessoa tem etc.” Samara A., 10 anos, Rio de Janeiro (RJ)

“Eu gosto muito de jogar um jogo chamado Hay Day e também [de acessar] o TikTok. Uso a internet desde sempre e fico online praticamente toda hora, menos quando estou na escola. Eu acesso a internet pela televisão e pelo meu celular. [Para o uso saudável] crianças menores podem usar jogos e vídeos educativos/infantis e, para adolescentes, os pais podem monitorar as coisas que eles assistem uma vez na semana, ou no mês, e orientá-los, caso vejam algo inapropriado.” Sophia A., 13 anos, São Paulo (SP)

“Eu estava muito interessado em aprender japonês, então pesquisei no YouTube para tentar. Minha mãe segue as redes sociais do Joca e eu acompanho com ela. E eu também sou superfã de aviões de papel, então procuro no YouTube outras maneiras de fazer essa dobradura. Comecei a acessar a internet com 7 anos, por conta da pandemia, para me entreter e acompanhar as aulas. Eu navego, em média, entre uma e duas horas por semana, pelo tablet ou celulares dos meus pais (…)” Miguel P., 9 anos, Londrina (PR)

“Gosto de YouTube e jogos. Comecei a usar a internet com dois anos de idade e, ultimamente, fico três horas por dia durante a semana. Aos finais de semana e feriados, é livre. Costumo acessar pela televisão, celular e videogame. Acredito que possa ser feito um uso saudável da internet, como por exemplo eu, que só posso mexer a partir das 18h durante a semana.” Fernando R., 10 anos, Goiânia (GO)


Esta matéria foi originalmente publicada na edição 215 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido