María Irene Ramírez, primeira pessoa da America Latina a ser imunizada contra a covid-19. Foto: Gobierno de la Ciudad de México/ Fotos Públicas

Em 24 de dezembro, o México se tornou o primeiro país da América Latina a começar a campanha de imunização contra a covid-19. Por lá, a vacina que está sendo aplicada na população é a que foi desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, empresas dos Estados Unidos e da União Europeia. 

A primeira pessoa da América Latina a receber a vacina foi María Irene Ramírez, chefe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Rubén Leñero, na Cidade do México. Antes de ser imunizada, a profissional de 59 anos afirmou à imprensa local que estava um pouco nervosa, mas muito feliz. “[A vacina] me dá mais segurança e mais coragem para continuar na guerra contra um inimigo invisível”, relatou. 

Pouco depois, ainda no dia 24, Chile e Costa Rica também deram início à vacinação. O medicamento que será aplicado nos dois países é o mesmo que foi escolhido pelo México para imunizar a população.

No Chile, as primeiras doses estão sendo dadas aos profissionais da área da saúde que trabalham em UTIs das cidades que possuem o maior número de casos da doença. São elas: La Araucanía, Biobío e Magallanes. Trabalhadores da área da saúde da região metropolitana (que é uma área urbana muito povoada e inclui a capital, Santiago) do país também fazem parte do primeiro grupo a receber as doses.

Já na Costa Rica, idosos e profissionais da saúde compõem o grupo que tem prioridade na imunização. A campanha de vacinação do país deve acontecer durante o ano de 2021 inteiro e a previsão é de que 80% da população de até 18 anos seja imunizada.

Argentina anuncia que começará vacinação em 29 de dezembro

Primeiras doses da vacina Sputnik V chegando à Argentina. Foto: Marcos Brindicci/Getty Images

O presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou, em 26 de dezembro, que a campanha de imunização do país será iniciada no dia 29. A vacina escolhida para imunizar a população local é a Sputnik V, desenvolvida pelo laboratório russo Gamaleya.

As primeiras doses chegaram ao país em 24 de dezembro, um dia após o órgão regulador de alimentos e medicamentos da Argentina (Anmat, na sigla em espanhol) ter autorizado o uso emergencial da Sputnik V. 

A previsão é de que os primeiros argentinos a ser vacinados sejam pessoas que trabalham em unidades de saúde (o que inclui médicos, enfermeiros, trabalhadores de laboratório e funcionários da limpeza). 

Glossário: 

Unidade de Terapia Intensiva (UTI): setor do hospital onde ficam os pacientes com casos mais graves.

Fontes: BemEstar, Estado de Minas, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Kimberly Silva Pereira

    3 anos atrás

    Adorei essa noticia!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido