Cidadão indiano recebe a vacina contra a covid-19 no país. Foto: lakshmiprasad S./Getty Images

Em 21 de junho, o governo indiano fez mudanças na campanha de imunização da população contra a covid-19. Agora, mais vacinas estão sendo oferecidas de forma gratuita e menos pessoas precisam pagar pelas doses em hospitais particulares. Com isso, o Ministério da Saúde do país afirmou no Twitter que atingiu o recorde de vacinas aplicadas em um único dia, com 8,3 milhões de doses administradas no mesmo dia em que as regras foram alteradas.

A vacinação para pessoas de 18 anos ou mais estava disponível na Índia desde o dia 1 de maio, mas grande parte da população precisava buscar hospitais particulares para comprá-las, já que estavam faltando doses no sistema público. Isso porque, até a mudança na campanha ser feita, o governo do país comprava apenas metade das doses, deixando a outra metade para ser disputada entre os estados indianos (que oferecem doses gratuitamente) e hospitais particulares (que cobram para aplicar a vacina nos cidadãos). Muitas vezes, os laboratórios vendiam as doses aos hospitais particulares, pois eles ofereciam valores mais altos.

Quem não conseguia tomar a vacina pelo sistema público precisava pagar de 9 a 24 dólares por dose (de 45 a 120 reais). Por lá, estão sendo aplicadas a vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a empresa AstraZeneca, e o imunizante das empresas Pfizer e BioNTech.

Com a nova definição, o governo está comprando 75% das vacinas disponíveis, o que está fazendo com que mais indianos possam se vacinar sem ter que pagar.

Apesar disso, o Ministério da Saúde do país orienta que cidadãos com condições financeiras tomem doses em hospitais privados para que não faltem vacinas gratuitas. 

Terceira onda 

Apesar da aceleração no ritmo da vacinação, especialistas estão alertando a Índia para a possibilidade de haver uma terceira onda de covid-19 por lá. Um dos principais motivos é que o governo decidiu afrouxar as restrições de isolamento, já que o número de casos confirmados no país está em queda – de acordo com o site Our World in Data, em 22 de junho foram registrados 56.540 novos casos, o menor número desde 29 de março.

De acordo com o levantamento, apenas 3,74% da população indiana está completamente vacinada (ou seja, imunizada com as duas doses) contra a covid-19 até a publicação desta matéria.

Fontes: CNN Brasil, Folha de S.Paulo, página do Ministério da Saúde da Índia no Twitter, Our World in Data e Our World in Data.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • OTÁVIO JOSÉ GOMES DA SILVA FILHO

    2 anos atrás

    muito, boa a noticia.

  • Anike Smith de Azevedo Fonseca

    2 anos atrás

    Adorei

  • ruth

    2 anos atrás

    adorei a noticia

  • Laís Helena

    2 anos atrás

    Eu achei a matéria interessante mais também fiquei triste porque por conta da covid -19 não posso sair de casa !

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido