A enfermeira Mônica Calazans recebendo vacina contra a covid-19 em janeiro de 2021. A profissional foi a primeira pessoa imunizada no Brasil. Foto: Govesp/Fotos Públicas

O Ministério da Saúde anunciou, em 20 de junho, que pessoas com pelo menos 40 anos já podem tomar a quarta dose dos imunizantes contra a covid-19. Até então, apenas quem tinha a partir de 50 anos, trabalhadores da área da saúde e imunossuprimidos (pessoas que têm o sistema imunológico, que protege o corpo de doenças, enfraquecido) podiam receber o segundo reforço.

A liberação ocorre em meio a um aumento no número de casos de covid-19 no país. De acordo com o ministério, o dia anterior ao anúncio foi o 23º seguido em que o Brasil registrou uma alta na quantidade de novas infecções. Na data, foram contabilizados 10.691 casos nas 24 horas anteriores.

Vacina produzida pelas empresas Pfizer e BioNTech. Foto: Justin Tallis – Pool/Getty Images

Recomendações

De acordo com o anúncio, o ideal é que as vacinas Pfizer, Janssen e AstraZeneca sejam administradas na população que vai tomar a quarta dose. O novo reforço também deve ser feito ao menos quatro meses depois da terceira dose. 

Para quem tomou o imunizante da Janssen no esquema primário (ou seja, recebeu essa vacina de dose única em vez das duas primeiras doses), o segundo reforço também está autorizado. 

Estados Unidos autorizam vacinação de bebês

Covid-Nova-York-EUA-Getty
Local para vacinação contra covid-19 em Nova York, nos Estados Unidos, em abril de 2022. Foto: Spencer Platt/Getty Images

Crianças que tem seis meses ou mais poderão ser vacinadas contra a covid-19 nos Estados Unidos. A liberação foi divulgada pelo Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) em 18 de junho e a previsão é de que a campanha de imunização para essa faixa etária comece na próxima semana.

Antes disso, o país já oferecia vacinas contra a doença para crianças de 5 anos ou mais. Por lá, bebês e crianças podem receber os imunizantes das fabricantes Pfizer/BioNTech e Moderna.

Fontes: CNN Brasil, G1 e Poder360.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido