Tarcísio Meira e a esposa, a atriz Glória Menezes. Foto: reprodução/YouTube

Considerado um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, Tarcísio Meira, de 85 anos, morreu de complicações causadas pela covid-19 no dia 12 de agosto. O artista tinha sido internado seis dias antes, assim como sua esposa, Glória Menezes — os dois estavam infectados pela doença.

Tarcísio estava sendo tratado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva, parte dos hospitais onde ficam os pacientes com casos mais graves). Ele chegou a receber tratamento para respirar melhor e de auxílio ao funcionamento dos rins. 

Já Glória, que também é atriz, foi internada, mas recebeu alta no dia 12 de agosto, depois de apresentar melhora no quadro geral.

Como Tarcísio morreu de covid-19 se estava vacinado?

Tarcísio e Glória receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 em março. Porém, como qualquer outro imunizante (como da gripe e do sarampo), os produtos que combatem o coronavírus não detém eficácia de 100%. Isso quer dizer que, apesar de eles oferecerem grande proteção contra a doença (principalmente contra casos graves, internações e mortes), não é impossível contrair a enfermidade mesmo depois de estar completamente imunizado, ou seja, depois de tomar a dose única ou as duas doses da vacina.

Especialistas ressaltam que o risco de contrair a doença e desenvolver um caso grave é maior em países em que a pandemia ainda não está completamente controlada e a transmissão segue alta, como é o caso do Brasil. Desse modo, é necessário continuar com os cuidados essenciais da pandemia, como usar máscara e álcool em gel e manter o distanciamento social.  

Quem foi Tarcísio Meira?

O ator é considerado um dos maiores nomes do teatro, televisão e cinema brasileiros. Ao todo, Tarcísio esteve em mais de 60 novelas, 22 filmes e 31 peças, além de ter participado de diversas minisséries e especiais televisivos. Entre os principais títulos que marcaram a carreira dele estão as novelas O Rei do Gado, O Tempo e o Vento e Senhora do Destino e os filmes A Idade da Terra e O Beijo no Asfalto.

Por suas interpretações, Tarcísio acumulou diversos prêmios ao longo da carreira. Conquistou o título de melhor ator pela Academia Paulista de Críticos de Arte, em 1976 e 2001; o Troféu Oscarito, do Festival de Cinema de Gramado (no Rio Grande do Sul), em 2005; e o Prêmio Shell de Teatro, uma das principais honrarias do teatro nacional, em 2016.

Morte de Paulo José

O ator e diretor Paulo José. Foto: reprodução/YouTube

Um dia antes da morte de Tarcísio, a arte nacional perdeu outro grande nome: Paulo José, de 84 anos. O ator e diretor morreu por causa de uma pneumonia, após ter ficado 20 dias em um hospital do Rio de Janeiro. Ele havia atuado por mais de 60 anos e participado de mais de 20 produções, entre novelas, minisséries, filmes e peças de teatro.

Entre os principais trabalhos de Paulo José estão as novelas Por Amor, Explode Coração e Véu de Noiva.

Fontes: Agência Brasil, Bem-Estar, CNN Brasil, G1, G1, Istoé, e Olhar Digital.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • carlos.silva@viasapienslab.com.br

    2 anos atrás

    F no chat

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido