Oficiais da Coreia do Norte e da Coreia do Sul posam em frente a sinal de estrada em cerimônia simbólica para religar os países. Foto: Korea Pool/Getty Images
Autoridades das Coreias do Sul e do Norte religam trilhos de ferrovia em cerimônia simbólica em Kaesong, na Coreia do Norte. Foto: Korea Pool/Getty Images

As Coreias do Norte e do Sul fizeram um evento para religar e consertar ferrovias e estradas que separam os dois países. Este é mais um passo rumo à paz entre as nações vizinhas.

Para a ocasião, um trem de nove vagões com uma centena de pessoas partiu de Seul, capital da Coreia do Sul, com destino a Kaesong, cidade histórica da Coreia do Norte. A viagem durou 27 minutos.

No veículo, estava escrito: “Construamos juntos uma era de paz e de prosperidade, reconexão da ferrovia e das estradas Sul-Norte”.

Segundo o governo sul-coreano, seria necessário um investimento de 220 milhões de reais para retomar o projeto, que ficaria pronto em cinco anos, e ligaria as Coreias à Europa.

No entanto, o ato foi simbólico, ou seja, a construção não deve começar agora. O governo sul-coreano afirmou que isso só acontecerá quando o país vizinho concluir sua desnuclearização e deixar de sofrer sanções dos Estados Unidos por manter armas nucleares.

Contexto

Em encontro histórico na linha que separa os dois países, em abril deste ano, os líderes norte-coreano, Kim Jong-un, e sul-coreano, Moon Jae-in, prometeram colocar um fim oficial à guerra declarada há 65 anos entre os países (Leia mais na edição 112 do Joca).

Antes da divisão da península coreana, em 1948, duas linhas de ferrovia cruzavam os países. Religar as Coreias através de estradas e ferrovias foi uma das promessas durante o encontro. Kim anunciou, também, que iria acabar com seu programa nuclear, o que ainda não aconteceu.

Os líderes se encontram outras duas vezes em 2018.

Fontes: Folha de S. Paulo, The Korea Times e Los Angeles Times.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido