Conforme acertado entre os líderes dos dois países, Coreia do Sul e Coreia do Norte desfilaram sob bandeira única na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, nesta sexta-feira, em Pyeongchang.

Misturados, os atletas das Coreias entraram no Estádio Olímpico usando uniforme branco e acenando a bandeira da península coreana. O público presente no local recebeu as delegações com muitas palmas.

A irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, Kim Yo-jong, acompanhou a cerimônia, assim como o presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Os dois se encontraram rapidamente e trocaram um aperto de mão.

A bandeira unificada das Coreias foi criada em 1990, para os Jogos Asiáticos de Pequim, na China. Mas foi usada pela primeira vez no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa de 1991, no Japão.

Os países se uniram em outras três oportunidades: nas Olimpíadas de Verão de Sidney (Austrália), em 2000, e Atenas (Grécia), 2003, e nos Jogos de Inverno de Turim (Itália), em 2006.

Os Jogos de Pyeongchang vão até dia 25 de fevereiro. A 23ª edição do evento será a maior da história, com 2.925 competidores de 92 países. Ao todo, 15 categorias participam: biathlon, bobsled, combinado nórdico, curling, hóquei no gelo, luge, skeleton, snowboard, esqui alpino, esqui de fundo, esqui acrobático, salto de esqui, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta e patinação artística.

Participação brasileira

Equipe brasileira de bobsled

A delegação do Brasil soma dez atletas: Isabel Clark do snowboard; Isadora Williams da patinação artística; Jaqueline Mourão e Victor Santos do esqui cross-country; Edson Bindilatti, Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e Erick Vianna (reserva) do bobsled; e Michel Macedo do esqui alpino.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido