O número de usuários de internet que utilizam a rede 5G na Coreia do Sul chegou a quase 10 milhões em outubro, segundo informações divulgadas no fim de novembro pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do país. O 5G é uma tecnologia que oferece a internet mais rápida já inventada: estima-se que a conexão seja até 12 vezes mais veloz do que a da rede 4G, usada atualmente na maioria dos celulares.

.O serviço foi lançado na Coreia do Sul em abril de O país foi o primeiro a oferecer o 5G de forma ampla para a população. Desde então, o número de usuários tem crescido rapidamente: apenas de setembro a outubro, cerca de 740 mil pessoas começaram a utilizar a tecnologia. Isso faz com que, atualmente, 14% dos usuários de celular da Coreia do Sul disponham de 5G.

#pracegover: a foto mostra pessoas desfocadas andando em calçada enquanto mexem no celular. Crédito de imagem: Getty Images

No Brasil, o serviço chegou em julho deste ano. Porém, por enquanto, está na fase inicial. Isso significa que ainda não é possível usar todo o potencial da tecnologia. Além disso, apenas certos locais de algumas cidades têm acesso ao 5G. A expectativa é de que em 2021 a nova rede ganhe mais estrutura para operar no território brasileiro.

Como o 5G impacta o dia a dia?

  • Alta velocidade para downloads. O usuário pode, por exemplo, baixar um filme de alta definição em um minuto.
  • Os games de celular passam a ter respostas mais rápidas: ao apertar um comando, a ação aparece imediatamente na tela.
  • Videochamadas não travam.
  • Drones e máquinas autônomas (que se movem sozinhas) ganham rapidez e desempenho mais eficiente. Assim, espera-se aumentar a capacidade desses equipamentos de atuar em missões de busca e salvamento, por exemplo.

Linha do tempo

1G – Começou a ser utilizada na década de 1980. Os usuários só podiam falar com outras pessoas.

2G – Lançada em Trouxe o recurso de enviar mensagens de texto e imagens
para outras pessoas.

3G – De 1998, permitiu que os usuários fizessem videochamadas e tivessem acesso a maior quantidade de dados, entre outros avanços.

4G – Lançada no fim dos anos 2000, permite que as pessoas assistam a vídeos de alta qualidade e participem de videoconferências, entre outros.

O que significa o “G”?
A letra “G” que vem depois dos números significa GERAÇÃO.

Fontes: BBC, G1, The Korea Herald, TecMundo e Yonhap News Agency.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido