O modelo pesa 200 toneladas, tem 47,2 metros de comprimento e seis motores de combustível líquido. Foto: YouTube/reprodução

No dia 21 de junho, a Coreia do Sul realizou com êxito o lançamento de seu primeiro foguete de fabricação 100% nacional. O veículo, batizado de Nuri, decolou às 7h do horário local (4h de Brasília), partindo da estação de Goheung, condado no sul do país.

O sucesso do foguete representa uma grande evolução no programa espacial da Coreia do Sul, que entra agora para o grupo de países asiáticos com missões espaciais avançadas (como Índia, China, Japão e Coreia do Norte).

Com o feito, a nação sul-coreana, segundo comunicado de Lee Jong-ho (ministro da Ciência e Tecnologia do país), passou a ser a sétima nação do mundo a lançar um foguete com tecnologia nacional. “O céu do universo coreano agora está aberto”, disse o ministro. “Nossa ciência e tecnologia fizeram grandes avanços.”

Esta foi a segunda vez que o país tentou enviar o foguete para o espaço. Cerca de oito meses atrás, em outubro de 2021, a Coreia do Sul realizou a primeira tentativa, sem êxito. O lançamento, na ocasião, chegou a acontecer, mas não foi possível colocar o satélite da missão em órbita.

Desta vez, além de conduzir o satélite até a órbita da Terra com sucesso, o foguete transportou cinco outros satélites (um de verificação de funcionamento de foguetes e quatro pequenos satélites feitos por universidades sul-coreanas). Abaixo, confira imagens do lançamento publicadas pela agência Reuters de notícias.

Fontes: Reuters, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido