A Coreia do Norte disparou mais um míssil de médio alcance nessa quinta-feira, 14 de setembro. Dessa vez, o projétil seguiu em direção ao mar do Japão e sobrevoou a ilha de Hokkaido, ao norte do continente.

Ministério da Defesa da Coreia do Sul divulgou imagem que mostra sistema de mísseis simulando ataque nuclear da Coreia do Norte

O disparo ocorreu às 7h06 horário local (19h06 de Brasília) e caiu nas águas do Oceano Pacífico. Em agosto, o ditador Kim Jong-un já havia disparado um míssil na mesma direção.

Na ocasião, o presidente americano, Donald Trump, ameaçou a Coreia do Norte com uma chuva de “fogo e fúria”. Pyongyang rebateu, prometendo uma salva de mísseis perto da Ilha de Guam, que abriga instalações estratégicas e onde vivem 6 mil soldados dos EUA.

A Coreia do Norte fez o novo lançamento de míssil um dia após ameaçar usar armas nucleares para “afundar” o Japão e reduzir os Estados Unidos a “cinzas e escuridão” por apoiar as sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança contra seu recente teste nuclear.

Após o lançamento, a população do Japão recebeu alertas pelo celular para ficar longe das janelas e se afastar de qualquer objeto que parecesse com restos do projétil.

O governo japonês condenou o novo lançamento norte-coreano e o chefe de gabinete do Executivo japonês, Yoshihide Suga, afirmou que o país vai tomar “as ações apropriadas” junto às Nações Unidas, mas também fora da organização.

Alerta recebido pela população japonesa

O lançamento de Pyongyang ocorre após o Conselho de Segurança das Organização das Nações Unidas (ONU) aprovar o pacote de sanções à Coreia do Norte, proposto pelos Estados Unidos.

As medidas aprovadas proíbem as exportações de produtos têxteis do país de Kim Jong-un e limitam as importações de petróleo.

O maior parceiro comercial da Coreia do Norte é a China, que concentra 90% das exportações do país. Logo atrás estão Índia e Paquistão.

O medo da bomba

No dia 3 de setembro, a Coreia do Norte realizou o sexto teste nuclear, dessa vez com uma bomba de hidrogênio, extremamente mais potente do que as que destruíram Hiroshima e Nagasaki.

Mas você sabe o que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki?

Em 6 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Hiroshima, ao sul do Japão, sofreu o primeiro ataque atômico da história, após um avião norte-americano lançar uma bomba sobre a região que matou mais de 80 mil pessoas. Três dias depois, os Estados Unidos lançaram outra bomba, em Nagasaki: 70 mil pessoas morreram e 25 mil ficaram feridas.

Apesar da potência, uma bomba de hidrogênio é mil vezes mais destrutiva do que a bomba atômica e libera energia superior à do centro do Sol.

Além da Coreia do Norte, apenas cinco países têm a bomba H: Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Malu Sigaud Pays

    6 anos atrás

    PÉSSIMA IDEIA COMEÇAR OUTRA GUERRA!!! Guerra é uma "brincadeira"que mata e destrói. Isso também coloca a vida de todas as pessoas INOCENTES QUE NÃO QUERIAM UMA GUERRA em perigo... #GuerraMal Quero muito que não comece outra guerra mundial. Malu

  • Jornal Joca

    6 anos atrás

    Guerras sempre deixam danos irreparáveis. Vamos torcer para que não aconteça nada de ruim.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido