Países travam conflito desde guerra iniciada em 1950
De acordo com informações divulgadas pelo exército da Coreia do Sul no dia 29 de maio, a Coreia do Norte enviou mais de 200 balões carregados de fezes e lixo para a fronteira com a Coreia do Sul. Segundo o governo do país, cerca de 280 balões foram detectados — alguns conseguiram chegar a províncias do sudoeste sul-coreano.
Os moradores mais próximos da fronteira foram avisados por meio de alertas emitidos por autoridades locais, que pediram que eles não se aproximassem dos objetos e acionassem a polícia.
A Coreia do Norte, por sua vez, confirmou o envio dos balões em um anúncio na emissora de TV estatal (ou seja, pertencente ao governo do país) KCNA, declarando que a ação foi uma resposta aos conflitos travados com o país. Além disso, foi divulgado que o país continuará enviando balões, chamados de “presentes de sinceridade”.
As Coreias, que formavam um só país até 1948, vivem momentos de tensão (que variam em intensidade) desde que uma guerra entre elas aconteceu de 1950 a 1953.
Em imagens divulgadas pela Coreia do Sul, é possível ver balões brancos amarrados a sacos plásticos de lixo. Dentro das sacolas, foram encontrados resíduos como garrafas, peças de sapato, fezes e outros materiais descartáveis.
“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”,
declararam militares da Coreia do Sul em comunicado oficial.
Ativistas sul-coreanos já enviaram para o país vizinho balões com panfletos que disseminavam críticas ao governo de Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte. Os balões também continham cartões de memória com músicas do gênero k-pop. Anos atrás, a Coreia do Sul chegou a aprovar uma lei que proibia o lançamento de balões, mas a medida foi derrubada por interferir na “liberdade de expressão” da sociedade sul-coreana.
Fontes: G1, Folha de S.Paulo, CNN, publicação do Facebook do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul e Bemil.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.