Os líderes caminham de mãos dadas em direção à Coreia do Sul   O Presidente Moon Jae-in e o Presidente Kim Jong Un  Corpo de Imprensa da Cúpula Inter-Coreana
Diferença de meia hora entre Seul e Pyongyang nos relógios da Casa da paz: a imagem partiu o coração de Kim durante encontro histórico. Reprodução/Twitter

A Coreia do Norte adiantou o relógio em 30 minutos para ficar com o mesmo horário que a vizinha Coreia do Sul a partir do último sábado (28).

A decisão é mais um passo do presidente norte-coreano Kim Jong-un no sentido de reaproximar as duas Coreias e de pacificar a península.

Kim justificou a decisão dizendo que partiu seu coração ver os relógios dos dois países em horários diferentes na Casa da Paz, onde firmou acordo de paz com o líder sul-coreano Moon Jae-in. A informação é da agência de notícias francesa AFP

Segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA, o líder norte-coreano disse que o gesto será “a primeira medida prática para a reconciliação nacional e para a unidade”.

O Presidente Moon Jae-in e o Presidente Kim Jong Un se encontram

Em encontro histórico na linha que separa os dois países na última sexta-feira (27), Kim e Moon prometeram, ainda este ano, colocar um fim oficial na guerra declarada há 65 anos entre os países. Kim Jong-un anunciou também que vai encerrar o centro de testes nucleares em maio.

Após o encontro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que sua reunião planejada com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, aconteça nas próximas semanas na Casa da Paz.

Por que a Coreia do Norte estava 30 minutos adiantada?

Em 2015, a Coreia do Norte criou o seu “tempo de Pyongyang”, adiantando os ponteiros do relógio 30 minutos em relação a Seul, capital da Coreia do Sul.

A mudança teria como objetivo se diferenciar da vizinha do Sul e marcar a libertação do país da colonização do Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O Japão foi responsável pelo horário que agora volta a ser compartilhado pelas duas Coreias.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido