No dia 20 de julho, a cerimônia de abertura e o jogo de estreia da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega por 1 a 0, tiveram público de 42.137 pessoas. O número foi recorde para a história das partidas de futebol na Nova Zelândia, tanto no masculino como no feminino. A disputa foi realizada no estádio Eden Park, em Auckland, uma das maiores cidades neozelandesas. 

O público de mais de 42 mil pessoas foi três vezes maior do que o recorde até então em um jogo de futebol disputado na Nova Zelândia: em janeiro, com 12.721 torcedores para ver uma derrota das neozelandesas para os Estados Unidos por 5 a 0 em um amistoso. 

O Brasil, que tinha a jogadora Marta como uma das estrelas, acabou desclassificado ao fim da primeira fase do torneio #pracegover: Marta está em campo, correndo com a bola em um dos pés. A jogadora usa o uniforme da seleção brasileira: camiseta amarela com detalhes em verde, calção azul com detalhes em verde e amarelo, meião e chuteiras brancas. Crédito de imagem: Sue McKay/Getty Images

Enquanto isso, o primeiro jogo da Copa em território australiano (o torneio ocorre na Austrália e na Nova Zelândia) bateu recorde de torcedores para uma partida de futebol feminino no país: foram 75.748 presentes no Estádio Olímpico de Sydney, também em 20 de julho, quando a Austrália venceu a Irlanda por 1 a 0. 

De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), 459.547 pessoas foram aos estádios nos 16 jogos da primeira rodada do torneio. Isso representa um aumento de 54% no público em relação à mesma fase da edição da Copa de 2019, disputada na França. 

Dias antes do início, a Fifa havia divulgado que mais de 1,3 milhão de ingressos haviam sido vendidos para a Copa de Futebol Feminino de 2023. A final do campeonato será em 20 de agosto. 

A MASCOTE DO TORNEIO 
Tazuni, uma pinguim, é a mascote oficial da Copa de 2023. O nome é uma junção do lugar de origem do personagem — o Mar da Tasmânia — e a palavra unity (“união”). O visual da mascote foi inspirado na espécie de pinguim Eudyptula minor, que vive na Nova Zelândia e na Austrália (os países-sede do torneio). 

#pracegover: ilustração mostra Tazuni, uma pinguim que tem o corpo coberto por pelos pretos e branco e que tem uma mecha de cabelo azul, sorrindo. Ela usa uniforme e chuteira brancos com detalhes nas cores azul e laranja. Nas mãos ela segura uma bola de futebol. Crédito de imagem: divulgação

OUTROS NÚMEROS DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FEMININO 2023 

• O canal de TV Seven, da Austrália, teve média de audiência de 1,93 milhão de espectadores na primeira partida das australianas. O recorde anterior na média de audiência para uma partida de futebol feminino era de 1,87 milhão de pessoas. 

• No dia 31 de julho, a atacante Barbra Banda, da Zâmbia, marcou o milésimo gol da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Foi o segundo gol da partida contra a Costa Rica, que terminou em 3 a 1 para a Zâmbia. 

• Os jogos estão sendo disputados em dez estádios: seis em cidades da Austrália e quatro da Nova Zelândia. 

• A partida entre Brasil e França, em 29 de julho, deu à Rede Globo a maior audiência em 15 anos para o horário entre 7h01 e 8h59 (no Rio de Janeiro e em São Paulo). Na transmissão on-line, a CazéTV chegou ao pico de 1,232 milhão de dispositivos conectados assistindo à partida ao vivo, no jogo de futebol feminino mais visto da internet brasileira. A disputa acabou com vitória das francesas por 2 a 1. 

Fontes: ESPN, Estadão, Fifa, Folha de S.Paulo, GE e O Globo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 209 do jornal Joca.

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