Será a primeira vez que seis países sediarão o evento
A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) anunciou, em 4 de outubro, os três países que sediarão as primeiras partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2030: Argentina, Uruguai e Paraguai. Ao todo, a Copa do Mundo de 2030 será realizada em seis nações, incluindo também Portugal, Marrocos e Espanha. As seleções de futebol desses países estão automaticamente classificadas para a disputa.
Serão apenas três jogos realizados na América Latina. O Uruguai sediará o jogo de abertura da Copa; o segundo será na Argentina; e, o terceiro, no Paraguai. Depois disso, todas as outras partidas serão na Europa e na África. Ainda não foi anunciado onde será a final do torneio.
Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), a decisão é uma maneira de promover a união entre os continentes e celebrar tradições. O Uruguai, que realizará a inauguração da disputa em 2030, também sediou a partida inicial do primeiro mundial, em 1930. Na edição, será comemorado o aniversário de 100 anos da competição.
“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão unindo. O conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, entrou em acordo de modo unânime para celebrar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi no Uruguai, em 1930, da forma mais apropriada possível.”
declarou em comunicado Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Esta será a primeira vez em que seis países receberão a Copa do Mundo, que, em 2026, será realizada em três nações: Estados Unidos, México e Canadá. Depois do anúncio, a Fifa também abriu as inscrições para a escolha da sede da Copa do Mundo de 2034. A federação só aceitará a candidatura de países da Ásia e Oceania, já que os outros continentes já foram mais contemplados. Oficialmente, apenas Espanha, Portugal e Marrocos são os países-sede do torneio de 2030.
Fontes: Globo Esporte, ESPN, UOL e Conmebol.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
que legal mn eu claramente eu n sabia disso tudo
QUE LEGAL
QUE LEGAL
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.