Indígenas que moram na Bahia estão participando da primeira edição da Copa de Futebol Kwá Yepé Turusu Yapisáwa (na língua tupi, “esse é um grande jogo”). O torneio, que tem jogadores das etnias tupinambá, pataxó e pataxó hã-hã-hãe, acontece entre os dias 30 de outubro e 15 de novembro, no estado da Bahia. O vencedor ganha o título e a oportunidade de disputar uma partida amistosa contra o Bahia, time da série A do Brasileirão e um dos apoiadores do campeonato.

Ao todo, o evento é composto por oito partidas mata-mata (quem perde é eliminado), divididas em três fases: quartas de final, semifinal e final. Disputam o título um total de oito times, formados por moradores de comunidades indígenas da Bahia. As equipes são: Água Vermelha, Aktxurá Eoató Coroa Vermelha, Barra Velense, Caramuru, Juventude da Aldeia Igualha, Mamão Juventude, Sagitárius e Serra do Padeiro.

“Queremos levantar essa bandeira, mostrar que o esporte também é importante para a cultura indígena, que temos muitos profissionais em nossas comunidades e que somos capazes de ganhar o mundo”, afirma a página oficial do campeonato no Instagram. “Além disso, é importante fazer esse intercâmbio entre os povos como forma de fortalecimento, união e coletividade [dos indígenas].” 

Fontes: Estadão e página do Instagram da Copa de Futebol Kwá Yepé Turusu Yapisáwa.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 180 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido