copa américa
Em 19 de maio, artistas de rua em Bogotá, na Colômbia, produzem um grafite contra a realização do torneio no país. | #pracegover: artistas de rua produzindo grafite na fachada de um estádio. Crédito de imagem: Getty Images

1 – Qual era a data original da Copa América e onde ela aconteceria?
O torneio estava planejdo para ocorrer em 2020, na Colômbia e na Argentina. Porém, foi adiado para junho de 2021 por causa da pandemia. Em maio de 2021, a Colômbia desistiu de receber o evento em decorrência de protestos no país (saiba mais na edição 170). Dias depois, a Argentina tomou a mesma decisão: autoridades afirmaram que a situação da covid-19 no país está muito grave e que o torneio poderia piorar a pandemia por lá.

2 – Porque o Brasil foi escolhido como sede?
Após a desistência da Colômbia e Argentina, o presidente da entidade responsável pela Copa América, a Conmebol, entrou em contato com o então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, para saber se o Brasil receberia o evento. Caboclo consultou o presidente da República, Jair Bolsonaro, que aceitou o pedido.

3 – Como será a Copa América no Brasil?
O torneio começa em 13 de junho e vai até 10 de julho. Os jogos não receberão público e acontecerão em quatro cidades: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). Uma nova sede ainda deverá ser anunciada.

4 – O que diz quem é a favor da Copa América no Brasil?
Os defensores afirmam que a competição não vai gerar grande número de novos casos de covid-19, já que os envolvidos seguirão os protocolos de saúde. Além disso, alegam que, apesar da pandemia, torneios de futebol continuam ocorrendo no país (como a Libertadores e o Campeonato Brasileiro). Por isso, não faria sentido não realizar a Copa América.

5 – O que diz quem é contra a Copa América no Brasil?
Os contrários afirmam que, atualmente, o número de casos e mortes por covid-19 no país é alto e a realização do evento poderia agravar a pandemia. Por causa da competição, cerca de 650 pessoas virão ao Brasil. Segundo os críticos, elas poderiam transmitir o vírus para brasileiros.

6 – O que diz a seleção brasileira?
Tanto o técnico, Tite, como os jogadores tiveram conversas com o então presidente da CBF. Até o fechamento desta edição, apenas Tite e Casemiro, capitão do time, tinham falado em público sobre o assunto. Eles não deram muitos detalhes, mas a imprensa esportiva e parte do público viram na fala de ambos uma tendência contrária à realização do evento no Brasil. Diante disso, surgiu a suposição de que os brasileiros poderiam desistir de jogar a Copa América, como forma de protesto. No entanto, em 7 de junho, o site do GE (antigo Globo Esporte) publicou uma reportagem afirmando que os jogadores vão disputar o torneio — mas farão um manifesto criticando a decisão de o Brasil sediar o evento. A definição final sobre a participação e o posicionamento da seleção, porém, só deve ser anunciada em 8 de junho, depois da partida entre Brasil e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Em meio a essas discussões, no dia 4 de junho, o presidente da CBF foi afastado do cargo por 30 dias. A decisão foi tomada depois de uma funcionária da entidade ter feito denúncias contra ele na Comissão de Ética e Diretoria de Governança e Conformidade da Confederação.

Fontes: Conmebol, GE e Nexo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido