conmebol punições racismo 188
No dia 14 de maio, em Porto Alegre (RS), o jogador Edenilson, do Internacional, acusou o corintiano Rafael Ramos de tê-lo chamado de “macaco” (termo racista) em partida do Campeonato Brasileiro. #pracegover: foto de jogador do Corinthians (de camiseta branca com detalhes em preto) e do Internacional (de camiseta vermelha com detalhes em branco) discutindo em campo. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

Depois de cinco casos de racismo acontecerem em jogos da Copa Libertadores da América 2022, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) modificou o artigo 17 de seu código disciplinar, que trata sobre discriminação. As mudanças passam a valer já no torneio atual e foram divulgadas em comunicado oficial da entidade, no dia 9 de maio.

Com as alterações, a multa para qualquer associação ou clube cujos apoiadores desrespeitem alguém (por motivos de cor de pele, raça, gênero, orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem) passa a ser de 100 mil dólares (cerca de 510.400 reais) — antes, era de 30 mil dólares (em torno de 153 mil reais). Além disso, fica a critério da Conmebol suspender jogos e jogadores ou decretar que partidas ocorram com portas fechadas (ou seja, sem torcida no estádio) ou público reduzido.

“A Conmebol exorta [estimula] os clubes participantes a divulgar mensagens educativas, conscientizar, desenvolver ideias e estratégias a fim de aprimorar os valores esportivos e erradicar todas as formas de discriminação no futebol”, finaliza a entidade no artigo que foi modificado.

Partida entre Corinthians e Internacional tem suposto caso de racismo
Cinco dias após o comunicado da Conmebol, o corintiano Rafael Ramos foi acusado de ter chamado Edenilson, do Internacional, de “macaco” (termo racista) em partida do Campeonato Brasileiro, torneio coordenado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogador foi preso e liberado após pagamento de fiança. Em uma rede social, Ramos negou ter dito algo racista. O caso segue sendo investigado pela polícia.

Glossário

Código disciplinar: conjunto de normas que estabelece como determinado grupo de pessoas deve se comportar, instituindo direitos, deveres e limites. Um código é dividido em partes que tratam de diferentes temas, chamadas de artigos.

Discriminação: o ato de tratar alguém de maneira desrespeitosa, geralmente em virtude de etnia, cor de pele, gênero, religião, orientação sexual e/ou outras condições da pessoa.

Fontes: CNN Brasil, Conmebol, Globo Esporte e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido