A máquina monitora animais marinhos sem perturbá-los (Crédito: MIT)

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) apresentaram um novo equipamento para ajudar nos estudos do fundo do mar: um robô em formato de peixe capaz de nadar sozinho ou ser controlado remotamente em tempo real.

A máquina monitora animais marinhos sem perturbá-los (Crédito: MIT)

Batizada de SoFi (Soft Robotic Fish), a máquina pode nadar por 40 minutos a uma profundidade de 18 metros, suportar correntes fortes e registrar imagens submarinas usando suas lentes “olho de peixe”. E o melhor: ela não assusta os animais marinhos.

O “peixe” se movimenta por meio de uma bomba hidráulica em sua cauda. As suas barbatanas falsas permitem que ele alcance novas profundidades enquanto nada, tanto para cima quanto para baixo, tudo em um dispositivo com o tamanho de um salmão.

Ele foi testado no oceano Pacífico e se misturou com com os demais peixes sem lhes causar qualquer tipo de perturbação.

Controle de Super Nintendo
Os movimentos do SoFI podem ser programados ou comandado por um controle remoto de Super Nintendo à prova d’água em tempo real, pois o joystick envia informações ao robô por meio de vibrações na água.

O joystick do controle do Super Nintendo envia informações ao robô por meio de vibrações na água. (Crédito: MIT)

O próximo passo, segundo os pesquisadores,  é tornar o robô mais rápido e fazer com que ele consiga ficar mais tempo no fundo do mar. O objetivo maior é proteger as vidas marinhas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Luana Beatriz de Medeiros

    6 anos atrás

    Luana tenho 9 ano de idade gosto muito de estuda e achei muito enteresante porque foi am minha primeira que eu vi isso. obrigada! Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido