Montagem para especial do site sobre o Dia do Artista de Teatro. Arte: Ana Beatriz Pádua

Alguns cuidam da luz. Outros, do figurino. Alguns aparecem em cima dos palcos. Outros coordenam tudo de trás das cortinas. Eles são atores, diretores, figurinistas, sonoplastas, cenógrafos… E todos são homenageados hoje, dia 19 de agosto, quando se comemora o Dia do Artista de Teatro.

Para celebrar, o Joca entrevistou um artista que há quase 40 anos trabalha com teatro. No caso, com um tipo de teatro específico, que costuma atrair muito a atenção das crianças: o teatro de bonecos.

Beto Andretta é um dos fundadores da Pia Fraus, companhia de teatro que há mais de 30 anos realiza espetáculos de bonecos, como Bichos do Brasil, A Última Árvore e Gigantes de Ar. Ao Joca, ele falou um pouco sobre a carreira, o processo de criação de bonecos e até as técnicas necessárias para movimentar as peças nos palcos. Confira.

Fundador da companhia de teatro de bonecos Pia Fraus
Beto Andretta é o fundador da Pia Fraus, companhia de teatro de bonecos que tem mais de 30 anos de existência

Como você começou a criar bonecos?
Em um curso de teatro de bonecos que fiz em 1981. Lembro que o primeiro boneco que eu criei era a representação de um poeta de uma peça do escritor espanhol [Federico] García Lorca [1898-1936]. Ele era uma bola de isopor revestida com papel machê e tinha cabelos feitos de fitas de cetim azul. Além disso, tinha uma vara dentro dele e era nela que a pessoa segurava para movimentá-lo.

Você já criou quantos bonecos ao longo da sua carreira?
A nossa companhia, a Pia Fraus, tem 35 anos. Eu faço teatro de bonecos há mais ou menos 40 anos, e foi nos primeiros anos que construí bonecos de forma mais intensa. Hoje, oriento as pessoas que fazem os bonecos da companhia. Penso em soluções e discuto com elas como cada peça pode ser construída. Acho que na companhia nós já devemos ter feito milhares de bonecos. Temos um espaço da Pia Fraus onde estão expostos mais ou menos 600 bonecos que foram usados nos nossos espetáculos. Alguns se perderam, então eu diria que devo ter participado da construção de milhares de bonecos.

Espetáculo Bichos do Brasil
O espetáculo Bichos do Brasil retrata a riqueza da fauna brasileira. Foto: Divulgação

De que materiais os bonecos podem ser feitos? Explique resumidamente o passo a passo para a criação de um boneco.
Os bonecos podem ser feitos de muitos materiais. Antes de começar, você tem que imaginá-lo na sua cabeça. De preferência, fazer um desenho dele. Você pode usar muitas coisas: caixa de leite, caixa de suco, garrafa PET, recipiente de xampu, bola de isopor… O boneco pode ser feito de praticamente qualquer coisa. Pode até ser construído a partir de algo já pronto. Você pode pegar, por exemplo, uma xícara de metal, pintar dois olhinhos e aquilo virar um boneco ou colocar um rabo e transformar em um bicho. Tudo pode ser um boneco.

Qual é a diferença entre construir um boneco convencional e um para teatro?
Qualquer objeto pode virar um boneco. É claro que existem formas clássicas do teatro de bonecos, como fantoches e marionetes. Mas isso não quer dizer que uma Barbie, por exemplo, não possa ser usada no teatro. É só colocar uma voz, mexer. Nós acreditamos que o teatro de bonecos começou na pré-história. Quando um homem ia descrever para os outros como foi uma caçada, ele pegava uma pedra para imitar o animal caçado, por exemplo. Eu acho que o teatro de bonecos começou aí, sem um boneco tradicional. No fim das contas, o teatro de bonecos é a capacidade de contar uma narrativa usando qualquer coisa que possa ser animada.

Espetáculo Gigantes de Ar, da companhia de teatro de bonecos Pia Fraus
O espetáculo Gigantes de Ar traz bonecos infláveis gigantes. Foto: Divulgação

Quanto tempo leva, em média, para criar um boneco?
Não existe um tempo médio, depende do que você deseja fazer. Se quiser criar um boneco de papel machê, por exemplo, levará alguns dias. Tem que fazer o papel machê, revestir, deixar secar (o que dura alguns dias), pintar… Dependendo da técnica que você escolher, pode demorar um mês, um dia, uma hora…

Existem técnicas para manipular os bonecos? Se sim, quais?
Sim, existem técnicas. Se você pegar uma boneca ou um objeto qualquer, como uma bola, e dizer que vai ser um personagem, você precisa entender como você vai fazer isso. Existem alguns exercícios, jogos e brincadeiras nas escolas de teatro de bonecos que ajudam a entender todas as possibilidades que os objetos oferecem. Eles ajudam as pessoas a entender alternância de ritmo, o que significa manipular, dar vida a um objeto.

Leitores do Joca no teatro

E você, qual é a sua relação com o teatro? Alguma peça foi marcante para você? Do que você mais gostou? Conte para o Joca nos comentários.

O jornal pediu a alguns leitores que relatassem as experiências que tiveram assistindo a espetáculos teatrais. Confira o que eles disseram.

Arte mostra depoimentos de crianças sobre teatro. Arte: Ana Beatriz Pádua

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido