Em 21 de outubro é celebrado o Dia do Podcast. Arte: Beatriz Lopes.
Em 21 de outubro é celebrado o Dia do Podcast. Arte: Beatriz Lopes.
Em 21 de outubro é celebrado o Dia do Podcast. Arte: Beatriz Lopes.
Em 21 de outubro é celebrado o Dia do Podcast. Arte: Beatriz Lopes

Você sabe o que são podcasts? Já ouviu algum? São programas que podem ser ouvidos em sites ou plataformas, como Spotify, que tratam de temas diversos, desde curiosidades e contação de histórias até notícias do Brasil e do mundo.

Como em 21 de outubro é comemorado o Dia do Podcast, o Joca preparou uma lista com cinco podcasts para crianças para você comemorar a data. Confira: 

“E se…Podcast”

O "E se... podcast" é feito pelo Bruno, de 8 anos, e pela Luiza, de 5. Foto: E se... podcast/ Divulgação.
O “E se… Podcast” é feito pelo Bruno, de 8 anos, e pela Luiza, de 5. Foto: “E se… Podcast”/Divulgação

Duas crianças, o Bruno, de 8 anos, e a Luiza, de 5 anos, apresentam o “E se… Podcast”. Cada episódio imagina algum cenário maluco, como “E se pudéssemos falar com animais?”, “E se bebês pudessem dirigir?” e “E se não existisse dinheiro no mundo?”. Qualquer criança pode mandar perguntas para o próximo episódio neste link e as dúvidas são respondidas pela dupla e seu pai, conhecido como tio Samuel. 

Para quem quer começar a fazer podcasts, Luiza dá a dica: “Criança tem que brincar, e gravar o podcast é uma brincadeira. O importante é se divertir”, diz, em entrevista ao Joca. “Não se preocupe com a audiência, só grave se você gosta de fazer isso e do assunto que está sendo discutido”, completa Bruno.

“Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes”

O podcast "Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes" conta sobre a vida de mulheres inspiradoras, como Frida Kahlo. Foto: Bettmann/ Getty Images.
O podcast “Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes” conta sobre a vida de mulheres inspiradoras, como Frida Kahlo. Foto:
Bettmann/Getty Images

O programa tem este nome porque conta histórias de meninas fortes e corajosas que mudaram o mundo, como a artista mexicana Frida Kahlo. Ele é inspirado na série de livros que tem o mesmo nome e foi escrita pelas italianas Elena Favilli e Francesca Cavalo. Confira o podcast clicando no link.

“Coisa de Criança” 

O "Coisa de Criança" é um programa de curiosidades para crianças e famílias. Foto: Coisa de Criança/ Divulgação.
O “Coisa de Criança” é um programa de curiosidades para crianças e famílias. Foto: “Coisa de Criança”/Divulgação

Um dos primeiros podcasts para crianças do Brasil, o “Coisa de Criança” surgiu para discutir curiosidades como “Por que o céu é azul?” e “De onde vêm as ondas?”. Ele é feito para crianças poderem ouvir tanto sozinhas como com pais ou responsáveis, já que a ideia é ter um público curioso, independentemente da idade. Acesse o podcast pelo link

“Conta, Conta, Conta?!”

"Sonho de uma Noite de Verão" é uma das histórias narradas no "Conta, conta, conta?!". Foto: Conta, conta, conta?!/ Divulgação.
Sonho de uma Noite de Verão é uma das histórias narradas no “Conta, Conta, Conta?!”. Foto: “Conta, Conta, Conta?!”/Divulgação

O podcast “Conta, Conta, Conta?!” busca levar a audiência para dentro das narrativas. Cada um dos episódios conta uma história famosa, como Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Júlio Verne. A ideia principal do podcast é que os narradores não descrevam o cenário nem as características físicas dos personagens, deixando esses aspectos por conta da imaginação do ouvinte.

“Podventura”

"Podventura" conta a história "Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel". Foto: Podventura/ Divulgação.
“Podventura” conta a história Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel. Foto: Podventura/Divulgação

Também por meio da contação de história, o escritor Fernando Rodrigues fala sobre temas como cultura e política. O podcast é dividido em capítulos, como um livro, e narra uma história chamada Três Irmãos em Perigo em um Mundo Cruel, escrita por ele, que conta sobre a vida de três porquinhos que precisam fugir de casa para não virar comida do dono do sítio onde moram. O podcast está disponível no Spotify, no link.

Como fazer um podcast?

Os autores do “E se… Podcast”, Bruno e Luiza, contaram, em entrevista ao Joca, algumas dicas para quem quer começar a fazer podcasts.

Para Bruno, o principal conselho é que o programa trate de temas que deixam a equipe contente. “A dica que a gente dá para a criança é ser feliz. Não se preocupe com a audiência, só grave se você gosta de fazer isso e do assunto que está sendo discutido”, explica. 

Ele completa que, às vezes, fica um pouco cansado com a rotina de gravação do programa, mas que gostar de gravar faz tudo valer a pena. Luiza concorda: “Criança tem que brincar, e gravar o podcast é uma brincadeira. O importante é se divertir”. 

Fontes: Cia Ruído Rosa, Estadão, Folha de S.Paulo e Mundo Podcast.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido