Integrantes de tribo indígena que vivem na Amazônia. Foto: G. Miranda/ FUNAI/ Survival/ Divulgação.
Integrantes de tribo indígena que vivem na Amazônia. Foto: G. Miranda/ FUNAI/ Survival/ Divulgação.

Versão para home de especial da Amazônia. Arte: Beatriz Lopes

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo, 5 de setembro marca o Dia da Amazônia. A data faz referência a 5 de setembro de 1850, quando o príncipe Dom Pedro II declarou a criação da Província do Amazonas (que atualmente é o estado do Amazonas). 

Em agosto deste ano, o bioma sofreu o maior número de queimadas para este mês em nove anos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a floresta registrou 30.901 focos de incêndio no período, o maior número para agosto desde 2010 (saiba mais sobre as queimadas deste ano na Amazônia na edição 136 do Joca).

O foco de queimadas dos primeiros oito meses de 2019 corresponde ao dobro do mesmo período do ano passado. Arte: Ana Beatriz Pádua.
O foco de queimadas dos primeiros oito meses de 2019 corresponde ao dobro do mesmo período do ano passado. Arte: Ana Beatriz Pádua

A seguir, confira dez curiosidades sobre a Amazônia e conheça um pouco mais sobre a maior reserva natural do planeta.

São descobertas 137 novas espécies todos os dias na Amazônia

A ararinha-azul é uma espécie que vive na Amazônia, mas corre risco de extinção. Foto: ACTP
A ararinha-azul é uma espécie que vive na Amazônia, mas corre risco de extinção. Foto: ACTP

É o que afirma um estudo da ONG World Wide Fund for Nature (WWF). Porém, segundo o relatório, por conta do desmatamento acelerado, é possível que muitas espécies (tanto de plantas como de animais) entrem em extinção antes mesmo de serem estudadas.

A floresta abriga um dos patrimônios naturais da humanidade

O Arquipélago de Anavilhanas, um dos patrimônios naturais da humanidade. Foto: Getty Images
O Arquipélago de Anavilhanas, um dos patrimônios naturais da humanidade. Foto: André Pinto/Getty Images

O Parque Nacional de Anavilhanas é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do planeta, por isso, integra a lista dos patrimônios naturais da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura) desde 2003. Essa lista contém os locais que devem ser preservados por ter espécies de animais e plantas em risco de extinção. Em Anavilhanas podem ser encontradas espécies ameaçadas de extinção e riquezas naturais como lagos, canais e um dos maiores complexos de rios do mundo.

Do solo, a Amazônia está sempre escura como se fosse noite

A Amazônia parece sempre escura para quem está andando porque as copas de suas árvores cobrem o sol. Foto: Brasil2/ Getty Images.
A Amazônia parece sempre escura para quem está andando porque as copas das árvores cobrem o sol. Foto: Brasil2/Getty Images

Como as copas das árvores são muitas e muito próximas umas das outras, elas impedem que a luz chegue ao chão. Além disso, a vegetação densa atrasa a chegada da água da chuva ao solo — uma pessoa no chão da floresta pode demorar cerca de 10 minutos para receber um pingo de chuva.

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo

A área da Amazônia é o dobro da área da Argentina. Arte: Ana Beatriz Pádua
A área da Amazônia é o dobro da área da Argentina. Arte: Ana Beatriz Pádua

A área da Amazônia equivale a duas Argentinas. Enquanto a floresta possui 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a Argentina chega a ter pouco mais de 2,7 milhões de quilômetros quadrados.

O segundo maior rio do mundo está na Amazônia

O Rio Amazonas é o segundo maior rio do mundo em extensão. Foto: Priscila Zambotto/ Getty Images
O rio Amazonas é o segundo maior do mundo em extensão. Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

O rio Amazonas tem 6.500 quilômetros de extensão, o que equivale à distância do centro do Brasil ao centro do México. Ele fica atrás apenas do rio Nilo, do Egito, que tem 7.400 quilômetros.

Nove países possuem partes do território da Amazônia

A Amazônia está presente no território de nove países. Arte: Ana Beatriz Pádua.
A Amazônia está presente no território de nove países. Arte: Ana Beatriz Pádua

São eles: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

O maior animal da região é o peixe-boi-amazonense

O peixe-boi-amasonense pesa o mesmo que quatro leoas. Foto: Fernando Podolski/ Getty Images
O peixe-boi-amazonense pesa o mesmo que quatro leoas. Foto:
Fernando Podolski/Getty Images

Podendo atingir cerca de meia tonelada (o peso de quatro leoas adultas) e quase 3 metros de comprimento, essa espécie vive nos rios da região e está ameaçada de extinção. 

A floresta é lar de mais de 400 povos indígenas

Integrantes de tribo indígena que vivem na Amazônia. Foto: G. Miranda/ FUNAI/ Survival/ Divulgação.
Integrantes de tribo indígena que vivem na Amazônia. Foto: G. Miranda/FUNAI/Survival/Divulgação

Cada um deles possui a própria língua, cultura e território. Somando todos os povos, cerca de um milhão de indígenas moram na Amazônia. A região abriga ainda o maior número de povos isolados (que não mantêm contato com outros grupos nem com não indígenas) do mundo. 

A área de plantas nativas da Amazônia equivale à de 15 países europeus

As plantas brasileiras estão presentes em 3,52 milhões de quilômetros quadrados na floresta. Arte: Ana Beatriz Pádua.
As plantas brasileiras estão presentes em 3,52 milhões de quilômetros quadrados na floresta. Arte: Ana Beatriz Pádua

Na região, 3,52 milhões de quilômetros quadrados da floresta são cobertos por plantas brasileiras. Essa área é a mesma que a soma da área de Portugal, Espanha, França, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Áustria, República Tcheca, Polônia, Eslováquia, Hungria, Croácia e Ucrânia. 

A árvore mais alta da floresta não foi atingida pelas queimadas de agosto

A árvore mais alta da Amazônia tem a altura de um prédio de 24 andares. Foto: Jhonathan dos Santos/Divulgação/via BBC

Ela possui 88 metros de altura, ou seja, o equivalente a um prédio de 24 andares. Enquanto partes da Amazônia pegavam fogo, uma equipe de 30 pessoas, formada por bombeiros, pesquisadores e pessoas de vários lugares do mundo, foi em busca da árvore para ver se ela tinha sido atingida pelo incêndio. 

Fontes: Amazon Cruise, BBC, G1, Leiturinha, National Geographic, Nexo, Rainforest Cruises e WWF.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (17)

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Oi Joca, meu nome é Melissa, sou do 4ºano A da Emef Caputti. Na aula de leitura, vimos as 10 curiosidades sobre a Amazônia. A reportagem estava incrível, e as partes que eu mais gostei foi a do peixe boi e da maior árvore da Amazônia. Eu fiquei triste em saber que a especie do peixe boi amazonense está ameaçada de extinçao, mas fiquei feliz em saber que a árvore não foi queimada.

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Meu nome é Caio,estudo na Emef Caputti, sou do 4ºano A e li o texto sobre as curiosidades da Amazônia. Eu achei muito interessante saber que tem uma árvore maior que todas as outras árvores na floresta. E fico feliz em saber que ela não foi queimada. Você está fazendo sua parte preserva a floresta.

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Oi Joca, eu me chamo Igor e sou da EMEF Caputti em Paulinia. Amei saber que a árvore mais alta da floresta Amazônica não foi destruída pelas queimadas de agosto/19. Gostei de aprender também sobre o peixe boi amazonense, mas fiquei triste em saber que ele está ameaçado de extinção.

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Hoje eu li a reportagem : " As 10 curiosidades da Amazônia" e a curiosidade que eu mais me interessei, foi saber que o segundo maior rio do mundo está localizado na nossa Amazônia, com 6.500 km de extensão perdendo apenas para o Rio Nilo no Egito. Eu sou o Luis Fabiano do 4 º A da Emef Capuuti/ Paulinia.

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Olá, Joca! Somos alunos da Emef Caputti, da cidade de Paulinia/SP. Hoje na nossa aula de leitura nossa professora Renata, trabalhou as 10 curiosidades sobre a Amazonia. Esse tema nos ajuda cada vez mais a desenvolver a consciência sobre a preservação da floresta Amazônica e sua importancia para o planeta Terra. Obrigado pela reportagem 4º ano A- EMEF CAPUTTI.

  • shms78

    4 anos atrás

    hello humanos

  • Gabriela

    4 anos atrás

    Oi Joca, sou aluno da EMEF Caputti de Paulínia. Li a reportagem sobre a Amazônia e a parte que eu mais gostei foi a do peixe-boi-amazonense. Fiquei triste em saber que essa espécie está ameaçada de extinção. Kaique Vergilio.

  • EMEF MARCOS MELEGA

    4 anos atrás

    uau quero i ai auguem tem um helicopitero kkkkkkkkkkkkk

  • EMEF MARCOS MELEGA

    4 anos atrás

    eu amo o brasil

  • EMEF AUREA RIBEIRO XAVIER LOPES, PROFA.

    4 anos atrás

    segundo

  • FAZ BR

    4 anos atrás

    e muito bonito

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    somos alunos do 4º ano C, lemos o joca toda semana e hj foi sobre "conheça 10 curiosidades da Amazônia", aprendemos muito com as matérias e ficamos informados sobre vários assuntos daqui e do mundo. bom saber que o mundo esta de olho na Amazônia, assim obrigará os brasileiros a serem mais cuidadosos, responsáveis e preservar esse ambiente tao rico. alunos da Emef Prof. Laerte. 4º ano C.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi joca, achei muito interessante essa reportagem, sobre a Amazônia, estou muito triste de saber que muitas espécies de animais e plantas estão mortas ou em risco de extinção . Espero que o governo ajude a nossa floresta. tchau, ate breve, Rafaela, emef laerte.

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi sou a Julia do 4º ano C. da Emef Laerte. Amei a reportagem e fiquei sabendo que a árvore mais alta da Amazônia não foi queimada. Tomara que a Amazônia e os animais se recuperem logo e tudo volte ao normal. A Natureza linda!!!

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    ola, sou a Julia do 4º ano C do Laerte. Amei a reportagem e fiquei sabendo que a árvore mais alta da Amazônia não foi queimada, tomara que a Amazônia e os animais se recuperem logo... e tudo volte ao seu normal. A NATUREZA É LINDA !!

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    oi joca, lemos a reportagem sobre" Conheça 10 curiosidades sobre Amazônia", e fiquei muito preocupado com as plantas, os animais acabarem. Tudo isso é triste. Gustavo - 4º Ano - C. EMEF, LAERTE.

  • Lucas Cáceres de Oliveira

    4 anos atrás

    primeiro

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido