crianca-le-jornal-getty
A leitura de publicações da imprensa, como jornais, colabora para que jovens saibam diferenciar fatos de opiniões. Foto: kupicoo/Getty Images

Entre os dias 25 e 31 de outubro, acontecerá a 1ª Semana da Imprensa no Brasil, realizada pelo jornal Joca, com correalização da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação e do Instituto Palavra Aberta, além do apoio de associações de jornalistas e mídias de todo o país.

O evento tem o objetivo de informar crianças e adolescentes sobre como funciona a imprensa por meio de conversas com profissionais e acesso a conteúdos e recursos gratuitos. “A Semana da Imprensa no Brasil se propõe a incentivar uma participação mais ativa dos jovens e crianças na sociedade, incluindo-os ativamente no debate. A ideia é que eles possam compartilhar e comentar notícias, aprendendo a buscar fontes confiáveis e se proteger de rumores ou notícias falsas (fake news)”, afirma Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do jornal Joca. Educadores do ensino fundamental e médio também poderão conferir palestras e conversas sobre educação midiática.

Entre os convidados confirmados estão o jornalista Felipe Andreoli, que falará sobre a experiência da cobertura da Olimpíada de Tóquio na mesa temática “Jornalismo na Prática”; e Sérgio Lüdtke, do Projeto Comprova, na mesa “Liberdade de Imprensa”.

Confira algumas das mesas realizadas no evento

Mesa 1
Liberdade de Imprensa”
Convidados confirmados: Conrado Corsalette (Nexo Jornal) e Sérgio Lüdtke (Projeto Comprova)
25/10 | 16h às 17h30
(horário de Brasília)
Um assunto importante a ser discutido nos tempos atuais, em que jornalistas estão sendo alvo de críticas e agressões. Na era das fake news, torna-se ainda mais essencial o jornalismo sério, profissional e comprometido com a verdade dos fatos.
Mesa 2
“Jornalismo na Prática”
Convidados confirmados: Felipe Andreoli (Globo Esporte), Vagner Alencar (Agência Mural) e Yasmin Santo (jornalista)
26/10 | 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Jornalistas com participações emblemáticas compartilham suas experiências com jovens interessados em como o jornalismo profissional é feito.
Mesa 3
“Informação aos Jovens”
Convidados confirmados: Carlos Lima (Imprensa Jovem) e Tatiana Klix (Porvir)
27/10 | 16h às 17h30 (horário de Brasília)
Esta mesa vai abordar o consumo de notícias pelos jovens, seus interesses e plataformas. Os palestrantes vão discutir sobre os diferentes formatos de consumo de notícias por crianças e adolescentes na atualidade.
Para educadores
Convidados confirmados: Charles Ferreira (E. E. Prof. Josué Benedicto Mendes), Daniela Machado (coordenadora do EducaMídia), Paula Takada (Escola Vera Cruz) e Thiago Biagini (E. E. Prof. Josué Benedicto Mendes)
28/10 | 18h às 19h30 (horário de Brasília)
Para encerrar os eventos da Semana da Imprensa, receberemos educadores/as para compartilhar suas experiências em prol do desenvolvimento da educação midiática.
Inscreva-se para receber os links das lives.
Neste vídeo, saiba mais sobre os objetivos da Semana da Imprensa

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Sara

    2 anos atrás

    Adorei.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido