As inscrições para o VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim 2020 já estão abertas. Jovens de 7 a 12 anos de todo o Brasil estão convidados a escrever uma redação, mensagem ou poesia, desta vez sobre o tema “As quatro estações”.

Para a categoria redação, os inscritos devem enviar uma história, real ou imaginária, que tenha como cenário a estação do ano preferida do autor. Já os interessados em escrever uma mensagem precisam mandar um texto que manifeste seus sentimentos em relação às quatro estações ou a uma delas em especial. Por fim, os autores que escolherem poesia devem relatar como a chegada de sua estação preferida desperta sentimentos inspiradores.

As produções precisam ser encaminhadas para a comissão julgadora por e-mail ou correio até o segundo semestre, em data que ainda será definida. Ao todo, 250 trabalhos serão escolhidos e premiados em três categorias: vencedores, destaques ou selecionados.

Os vencedores ganharão um troféu e um boneco da mascote do prêmio e receberão três exemplares da VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico, livro que reunirá todos os trabalhos escolhidos no concurso. Já os selecionados receberão a mascote do prêmio e três exemplares da antologia. Para as categorias “vencedores” e “selecionados”, as produções serão julgadas de acordo com a faixa etária dos participantes (7 e 8 anos; 9 e 10 anos; 11 e 12 anos). Na categoria “destaques”, os trabalhos serão escolhidos independentemente da faixa etária do autor.

Os resultados do concurso serão divulgados no site da Espantaxim na primeira quinzena de novembro. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de abril de 2021, na Sala São Paulo, localizada na capital paulista.

O que diz quem já levou o prêmio?*

“Tenho 11 anos hoje, mas, quando participei do projeto do Espantaxim, tinha 9. Na minha poesia, escrevi como eu imaginava que seria o mundo em 2050 [o tema daquela edição]. Achei muito legal participar, pois tive a oportunidade de me expressar por meio de um texto, vê-lo publicado e receber um prêmio por ele. Fiquei muito feliz!”, Mateus S., 11 anos.

Eu acho muito legal a ideia do concurso de trazer a opinião das crianças em forma de texto. Para as crianças que querem participar, eu diria para escreverem o que sentem em relação ao tema. O texto não precisa ser muito complexo, o importante é mostrar qual é a sua visão sobre a proposta”, Bruna Maria H., 12 anos.

“O meu texto era sobre uma garota que lia um livro sobre futuro. Dentro desse livro, ela achava um poema que falava sobre como seria o futuro. Então, ela acabava dormindo embaixo de uma árvore e, quando acordava, estava no futuro, em que tudo era diferente. Eu achei muito legal participar do concurso. Depois que participei, comecei a escrever várias histórias”, Melissa C., 12 anos.

*Vencedores de 2018, última edição do prêmio.

Cartaz do Concurso
#pracegover: cartaz do VI Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim 2020. São ilustrações com crianças ou animais diante de árvores, representando as quatro estações. Crédito de imagem: divulgação.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 145 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido