Fotografar é uma febre no mundo inteiro. Para comprovar isso, basta andar pelas ruas da maioria dos países. É bem provável que, no meio do caminho, você encontre alguém tirando uma selfie ou captando uma foto de algo que chamou a atenção.

Mas o que nem todo mundo sabe é que existem técnicas para tirar uma boa foto — e elas não são muito difíceis de ser colocadas em prática.

Aproveitando que em 19 de agosto se celebra o Dia do Fotógrafo, o Joca entrevistou a fotógrafa Ludimila Freitas, coordenadora do Espaço Fotografia, local em São Paulo que dá aulas de fotografia para crianças, adolescentes e adultos. Na conversa, ela deu dicas fáceis de como conseguir a imagem perfeita usando qualquer marca ou modelo de celular, do mais simples ao mais moderno. Confira.

Foco e iluminação

Ludmila: Ao tirar uma foto, se você tocar na tela do celular, aparecerá um quadradinho que brilha [veja abaixo]. Quando a pessoa aperta determinado ponto da tela, o quadradinho surge nesse local e leva o foco para ele. Se você colocar o quadradinho no canto direito, por exemplo, vai ficar mais claro nessa região e mais escuro no resto da imagem.

É legal usar esse recurso para tirar fotos do pôr do sol. Ao colocar o foco [quadradinho] no Sol, o restante da imagem ficará escuro, o que dá um efeito interessante para a foto.

Exemplo de quadrado usado para dar maior foco para a imagem. Foto: divulgação/Espaço da Fotografia

Outro recurso interessante é o que surge quando você aperta e segura esse quadradinho. Vai aparecer a opção de colocar mais ou menos brilho naquele ponto da imagem em que ele está. Assim, uma iluminação melhor para a foto é garantida.

Composição

Ludmila: Os celulares têm uma função que chama “grade” – podemos achá-la no menu de “configurações” do celular. Essa grade é como se fosse um jogo da velha que aparece na hora de tirar uma foto [veja abaixo].

Depois de acionar esse recurso no aparelho, devemos colocar as partes mais importantes da imagem em cima das intersecções, ou seja, dos pontos em que as linhas se cruzam.

Exemplo de cruzamento de linhas na grade. Foto: divulgação/Espaço da Fotografia

Quando você coloca a grade, vão aparecer quatro pontos em que as linhas se cruzam. Se eu vou tirar uma foto de uma flor, por exemplo, tenho que posicionar a câmera de forma que o centro da flor fique bem no ponto em que duas linhas se cruzam.

Fazemos isso porque estudos mostram que essas intersecções são as regiões a que o olho humano mais presta atenção. Quando o artista Leonardo da Vinci pintou o quadro Mona Lisa [um dos mais famosos da história], ele usou essa técnica e colocou os olhos da moça dentro de um dos pontos de intersecção, para captar a atenção de quem está vendo a pintura.

Os olhos da Mona Lisa ficam em cima do cruzamento de linhas. Foto: divulgação

Horários para fotografar

Ludmila: As pessoas às vezes não percebem, mas cada horário do dia tem uma cor, que varia de acordo com a cor que a luz solar chega àquela região da Terra. De manhã, a luz do sol vai estar mais azulada; no início da tarde, mais branca; e, no final da tarde, mais avermelhada – aquela que vemos no pôr do sol.

As cores variam de acordo com a hora do dia em que você está fotografando. Foto: divulgação/Espaço da Fotografia

Então, dependendo do horário do dia, você vai conseguir um estilo de foto diferente.

Na Argentina, por exemplo, o local onde mora o presidente é chamado de Casa Rosada [por causa da cor das paredes da construção]. Mas aquela residência não é rosada em qualquer horário. Se você chegar lá de manhã, o rosa vai estar quase laranja, porque a luz do sol de manhã é azulada. Já na hora do almoço, quando a luz está bem branca, as paredes ficam bem rosadas. Por fim, se você for no fim da tarde, a residência vai estar quase vermelha.

Quando faço viagens fotográficas com os alunos, eu sempre digo para eles escolherem a hora certa para fotografar cada coisa. Se você vai tirar fotos de elementos coloridos, por exemplo, é melhor fotografar perto das 12 horas, porque a luz vai estar bem branca e as cores reais dos objetos vão ficar bem nítidas.

Edição das fotos

É possível editar imagens usando aplicativos gratuitos para celular. Foto: divulgação/Espaço da Fotografia

Ludmila: Todas as fotos precisam de edição para ficar com uma boa qualidade. Para ter um efeito legal, todo mundo tem que editar as próprias fotos (risos). Você pode fazer tanto uma edição básica como edições avançadas.

Para fazer uma edição básica, você tem que mexer na luz, contraste, sombras e níveis de preto. Esses elementos já vão deixar a sua foto mais real, nítida.

Para editar as fotos, você pode usar aplicativos de edição, por exemplo. Existem várias opções gratuitas. Para mim, os melhores são o Lightroom e o DSCO.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Ana Clara

    2 anos atrás

    Adorei as dicas! Vou usar elas daqui para frente. Além de ensinar como tirar fotos melhores, também apresenta algumas curiosidades.

  • sasuque

    2 anos atrás

    boa dica

  • Catia

    2 anos atrás

    Todas as dicas foram de grande valia, vão nos ajudar muito nas próximas fotos! Além disso, provam que não são sempre necessários equipamentos avançados para tirarmos boas fotos. Obrigada pela matéria tão clara e objetiva. (Prof. Catia e seus alunos da 702)

  • jorjinho

    2 anos atrás

    adorei muito bom principalmente aquelas partes legal adorei

  • Beatriz

    2 anos atrás

    Adorei agora minhas fotos são muito melhores. Amei.

  • Prof. Catia e seus alunos

    2 anos atrás

    Adoramos a matéria! As dicas foram construtivas. Apesar de simples, são muito bem elaboradas, muito boas exatamente porque qualquer pessoa pode usá-las. (Prof. Catia e seus alunos)

  • Catia e seus alunos

    2 anos atrás

    Muito obrigada pela matéria informativa e bem feita! Essas dicas vão nos ajudar muito nas nossas próximas viagens . Parabéns à Ludmila pela partilha do saber! (Prof. Catia e seus alunos do CMRJ)

  • Mabi

    2 anos atrás

    Faltou a paciência para editar a foto, mas fora isso as dicas são ótimas.

  • Giulia 1694

    2 anos atrás

    Eu gostei bastante. Adorei as dicas!

  • Fabiane Gallucci

    2 anos atrás

    Adoro tirar fotos! Muito legal

  • Tatiana

    2 anos atrás

    Adorei.

  • Saulo Enzo

    2 anos atrás

    Muito legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido