Após ser atingida por um incêndio em 15 de abril, a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, passará por um processo de reconstrução. Além de doações para reerguer o local (até o fechamento desta edição já tinham sido arrecadados cerca de 3,5 bilhões de reais), o governo do país lançou um concurso internacional de arquitetura para uma nova “flecha” — a torre mais alta da catedral, que tinha 93 metros.

Em pronunciamento, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que pretende reerguer a catedral em cinco anos. Enquanto isso, os visitantes serão recebidos em uma réplica do monumento feita de madeira, que será construída o quanto antes.

O que foi salvo?
Apesar de o incêndio ter destruído o telhado da Notre-Dame e a torre principal, as duas torres da fachada estão “a salvo e totalmente preservadas”, de acordo com declaração do comandante do Corpo de Bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet.

Além disso, por causa de obras que ocorriam no local, algumas estátuas de bronze do telhado haviam sido removidas antes da tragédia. Outro item importante também foi salvo: restos da coroa de espinhos que pode ter sido usada por Jesus Cristo foram retirados do cofre da catedral antes de serem atingidos pelo fogo.

#pracegover: a foto mostra a fachada da Catedral de Notre-Dame antes do incêndio, durante o dia. É possível ver a torre principal em destaque no centro, ao lato da estrutura. Foto: Getty Images.

 

#pracegover: a foto mostra a Catedral de Notre-Dame pegando fogo. É possível ver a fachada da catedral e o fogo bem no centro. Imagem: Michel Stoupak/NurPhoto via Getty Images.

Local histórico
A Catedral de Notre-Dame recebia cerca de 13 milhões de visitantes por ano. Ela começou a ser construída em 1163 e demorou cerca de 200 anos para ficar pronta. Notre- -Dame foi palco de acontecimentos importantes, como a coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França, em 1804. Além disso, serviu de inspiração para o livro O Corcunda de Notre-Dame, escrito por Victor Hugo em 1831, e para os filmes de mesmo nome.

Fontes: BBC, El País, Estadão, Exame, Folha de S.Paulo, G1, Metro Jornal e rádio Jovem Pan.

Notícia publicada originalmente na edição 130 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido