Durante o período de isolamento, é comum nos movimentar menos do que o normal. Por isso, também é importante procurar se exercitar durante a quarentena.

“O exercício contribui para o bom funcionamento do organismo, a qualidade do sono e para que doenças crônicas sejam retardadas”, explica Ana Cláudia Couto, do departamento de educação física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “Durante o isolamento, os estudantes não correm no recreio, não têm aula de educação física… Portanto, é fundamental que se exercitem em casa”, completa.

Ana sugere que os jovens pratiquem exercícios físicos todos os dias, fazendo atividades simples, que possam ser praticadas dentro do espaço disponível na casa ou no apartamento.

Exercicios-Casa-Quarentena-Coronavirus-Edicao-14
#pracegover: duas crianças (à esquerda, uma menina, à direita, um menino) vestem roupas de ginástica (shorts, camiseta, tênis, meias e faixas nos punhos e na cabeça). Eles estão com os braços levantados. Foto: Getty Images.

Algumas atividades para praticar em casa:

1. Realizar movimentos básicos Rolar, rastejar, andar e saltitar.
2. Saltitar em um pé só. É possível fazer o exercício sem sair do lugar, alternando as pernas.
3. Fazer uma caminhada com obstáculos Os obstáculos podem ser cadeiras, almofadas, sapatos ou brinquedos. Você pode passar por baixo da cadeira, saltar a almofada e desviar dos brinquedos, por exemplo.
4. Caça ao tesouro. Uma pessoa esconde algo pela casa e a outra vai procurar. Isso vai fazer com que vocês se movimentem muito.

Vídeos com dicas para se exercitar

Yoga com animais para crianças – Smile and Learn
Onde: bit.ly/yoga-animais
Ensina movimentos simples de ioga. A prática ajuda a alongar, diminuir a ansiedade, aumentar a concentração, entre outros benefícios.

Kids Workout 1 Beginners
Onde: bit.ly/kids-workout-exercicios
O instrutor dá dicas de movimentos simples e que podem ser feitos por pessoas de todas as idades. O vídeo está em inglês — se precisar, ative as legendas em português.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 146 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido