Por Joanna Cataldo

Muitas pessoas usam o YouTube para assistir a vídeos de diversos assuntos: um clipe, algo engraçado, o trailer de um filme… Ou um vídeo que ajude a estudar. Segundo a pesquisa Video Viewers, sobre como os brasileiros consomem vídeos, feita pelo Google e pelo Instituto Provokers, em agosto de 2018, nove em cada dez usuários de YouTube do Brasil utilizam a plataforma para aprender algo novo.

Foi com o objetivo de ensinar por meio de vídeos que Letícia Góes, professora da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, criou o canal Português com Letícia, em 2018. “Anos atrás, gravei aulas a pedido de um professor. Fiquei surpresa quando os vídeos chegaram a milhões de visualizações”, revela ela, que decidiu criar um canal próprio, hoje com quase 100 mil inscritos.

Um dos objetivos da professora é ensinar alunos de todo o Brasil, como é o caso do Guilherme S., 11 anos, que estuda assistindo ao canal de Letícia e a outros vlogs educativos, como o Manual do Mundo. “Os vídeos me ajudam a não esquecer o assunto”, diz ele. Para a professora Letícia, um dos pontos positivos no formato está na conexão criada entre aluno, professor e matéria. Funciona bem para Pedro Henrique de M., 10 anos. “Na última prova de ciências, procurei pelo tema — corpo humano — e estudei com os vídeos.”

Letícia dá a dica para um bom uso do método: “Deixar o vídeo rolando não garante a aprendizagem. É preciso estar focado para não se distrair”. Quem também faz um alerta é Guilherme S. “Pesquise bem, pois alguns canais falam coisas que mais parecem loucuras.”

Dicas de canais para estudar no YouTube

KHAN ACADEMY BRASIL: conteúdos nomeados conforme o ano de aprendizado – youtube.com/KhanAcademyPortugues

MANUAL DO MUNDO: por meio de experimentos, fala sobre ciência e tecnologia – youtube.com/manualdomundo

YOUTUBE EDU: reúne vídeos ligados à educação – bit.ly/plataforma-youtube-edu

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido