Por Joanna Cataldo

Muitas pessoas usam o YouTube para assistir a vídeos de diversos assuntos: um clipe, algo engraçado, o trailer de um filme… Ou um vídeo que ajude a estudar. Segundo a pesquisa Video Viewers, sobre como os brasileiros consomem vídeos, feita pelo Google e pelo Instituto Provokers, em agosto de 2018, nove em cada dez usuários de YouTube do Brasil utilizam a plataforma para aprender algo novo.

Foi com o objetivo de ensinar por meio de vídeos que Letícia Góes, professora da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, criou o canal Português com Letícia, em 2018. “Anos atrás, gravei aulas a pedido de um professor. Fiquei surpresa quando os vídeos chegaram a milhões de visualizações”, revela ela, que decidiu criar um canal próprio, hoje com quase 100 mil inscritos.

Um dos objetivos da professora é ensinar alunos de todo o Brasil, como é o caso do Guilherme S., 11 anos, que estuda assistindo ao canal de Letícia e a outros vlogs educativos, como o Manual do Mundo. “Os vídeos me ajudam a não esquecer o assunto”, diz ele. Para a professora Letícia, um dos pontos positivos no formato está na conexão criada entre aluno, professor e matéria. Funciona bem para Pedro Henrique de M., 10 anos. “Na última prova de ciências, procurei pelo tema — corpo humano — e estudei com os vídeos.”

Letícia dá a dica para um bom uso do método: “Deixar o vídeo rolando não garante a aprendizagem. É preciso estar focado para não se distrair”. Quem também faz um alerta é Guilherme S. “Pesquise bem, pois alguns canais falam coisas que mais parecem loucuras.”

Dicas de canais para estudar no YouTube

KHAN ACADEMY BRASIL: conteúdos nomeados conforme o ano de aprendizado – youtube.com/KhanAcademyPortugues

MANUAL DO MUNDO: por meio de experimentos, fala sobre ciência e tecnologia – youtube.com/manualdomundo

YOUTUBE EDU: reúne vídeos ligados à educação – bit.ly/plataforma-youtube-edu

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

O que você vai fazer primeiro quando a quarentena acabar?

Comentários (0)

Compartilhar por email