Quantas horas por dia você passa no celular ou tablet? Dependendo da resposta, é preciso ficar atento. Um estudo publicado em novembro de 2019 por pesquisadores da universidade King’s College, de Londres, na Inglaterra, mostrou que um em cada quatro crianças e jovens ouvidos está viciado em tecnologias com telas. De acordo com a pesquisa, quando o acesso aos dispositivos é negado, eles se mostram chateados ou até em pânico.

“O uso constante de celulares pode causar uma série de problemas”, diz a doutora Andrea Campagnolla, especialista em pediatria. “Nosso cérebro não está acostumado a consumir tanta informação tão rápido, por isso o uso constante pode causar irritabilidade, dificuldade de concentração e até insônia”, explica.

O período de pandemia traz dificuldades extras. “Na quarentena, percebi que estava usando celular o dia inteiro, porque estudava nas aulas on-line e continuava na internet jogando e assistindo a vídeos”, relata Thalita A., de 11 anos. “Meus pais colocaram limite para o celular e agora eu tento me distrair com outras coisas de que gosto, como pintar e desenhar”, contou.

Felipe S., de 10 anos, também teve que controlar o uso. “Eu passo de três a quatro horas por dia no celular, mas gostaria de ficar mais. Meus pais impuseram limites. Por exemplo, só posso jogar dia sim, dia não”, explica ele.

De acordo com a doutora Andrea, “em tempos assim é preciso ter regras dentro de casa. Elas vão servir como referência para não perder a noção do tempo”. E faz um alerta: “É importante que os pais se vigiem para dar o exemplo. Esse olhar é necessário para a família inteira”.

Quanto tempo é o ideal?
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou, em fevereiro, uma tabela com a quantidade recomendável de horas por dia para cada idade usar tecnologias com tela. Entre 6 e 10 anos a recomendação é de três horas diárias.

Fontes: BBC, Época, The New York Times e Sociedade Brasileira de Pediatria.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • Ana Lara

    3 anos atrás

    Que interessante

  • felipe.leite

    3 anos atrás

    obrigado vou melhorar tb

  • pedroruzene

    3 anos atrás

    todo etá na escola tem que para 2 ou 3 dias com a tcnologia pois entedia e o joca poderia entregar o jornal pra quem assina todos os dia pra treinarmos a leitura

  • Pedro Henrique Coimbra Bezerra

    3 anos atrás

    Acho q vou começar a regular o meu tempo no tablet e computador

  • maria valentina

    3 anos atrás

    agora vou regular meu uso em eletrônicos

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido