Cyberbullying, de acordo com o dicionário Michaelis, é todo bullying praticado por meio da internet. Ele aparece nas redes sociais, nas plataformas de games e até nas aulas on-line, uma realidade em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Na brincadeira, todos se divertem. No bullying (ou cyberbullying) alguém (o alvo) sofre com a experiência”, explica Angela Branco, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. “Se a pessoa se sente intimidada, humilhada ou perseguida, não se trata, definitivamente, de brincadeira.”

Aulas on-line
As turmas de Arthur S., 10 anos, e Helena M., 10 anos, enfrentaram questões envolvendo os recursos de um programa on-line usado por alunos e professores para se comunicar. Alguns estudantes tiravam outras pessoas da reunião ou colocavam o microfone dos colegas no mudo, para que eles não pudessem ser ouvidos. “Acaba atrapalhando a aula”, diz Arthur, que é representante de classe. “Às vezes, as pessoas fazem essas coisas sem querer [devido a problemas na plataforma], mas acho que muitas vezes é como brincadeira ou bullying. Acho que os alunos deveriam pensar mais nos outros, que podem ficar tristes com isso.”

Outro ponto de atenção no uso do programa foi o fato de alguns estudantes usarem o bate-papo para implicar com colegas que cometem erros durante a aula. “A professora teve que falar com a gente”, conta Helena. “Ela disse que não era para usar o chat para corrigir os outros, que todo mundo comete erros e que as professoras é quem deveriam fazer as correções, caso precisasse.”

O que fazer?
Dicas da psicóloga Angela Branco para lidar com o cyberbullying

Alunos: nunca devem sofrer sozinhos. Precisam sempre buscar apoio de adultos em quem confiem.

Professores: têm que apoiar os alunos. Com o estudante e seus responsáveis, devem buscar soluções para o problema.

Pais ou responsáveis: necessitam apoiar e acolher os jovens. Precisam saber o que está acontecendo e procurar a melhor maneira de agir diante da questão.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 156 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus - Jornal Joca

    3 anos atrás

    […] Como lidar com o cyberbullying na quarentena? […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido