A cidade de São Paulo foi uma das mais atingidas pela chuvas nas últimas semanas. Foto: Andre Lucas/picture alliance via Getty Images
O lixo jogado nas ruas é uma das principais causas das enchentes. Foto: Fábio Vieira/FotoRua via Getty Images

Por Helena Rinaldi

O verão de 2019 trouxe para o Brasil muitas chuvas e, consequentemente, alagamentos e enchentes. Enquanto no Rio de Janeiro algumas escolas ficaram fechadas temporariamente e seis pessoas morreram, o estado de São Paulo registrou 12 mortes e vários deslizamentos.

Entretanto, segundo a previsão de meteorologistas, mesmo com o início do outono as temperaturas no Brasil ainda devem ficar mais altas do que a média para esta época do ano — e são essas altas temperaturas que causam as chuvas fortes.

Em entrevista ao jornal Joca, o engenheiro Carlos Alberto Carvalho aponta como um dos principais motivos para as inundações a urbanização excessiva ao longo dos rios. Ele explica: “Vamos primeiro imaginar um rio correndo na natureza, sem nenhuma cidade à sua volta. Os trechos que ficam próximos às margens são chamados várzeas. A função delas é receber o que sobra das águas do rio quando, por causa das chuvas, seu volume aumenta. Se nós construirmos muito próximo à margem, quando chover forte e os rios aumentarem muito de volume, eles irão invadir as áreas que construímos, causando alagamentos”.

Outro fator importante para alagamentos é o lixo que as pessoas jogam nas ruas, que acabam tampando os bueiros e não deixam a água passar. Como a água não é absorvida pelo chão das ruas, que normalmente são asfaltadas e funcionam como “capas de chuva”, os bueiros servem para levá-la para o córrego ou rio mais próximo. Mas, se entopem, não cumprem sua função corretamente. “Pense na pia do banheiro: se você abrir a torneira, a água escoa pelo ralo e, no máximo, sobe um pouquinho acima do nível do ralo. Agora, se você colocar um papel tampando só um pouco desse ralo, a água começa a subir até quase transbordar da pia ou, no caso que estamos tratando, alagar as ruas”, compara o especialista.

O que podemos fazer para melhorar
Para acabar com o problema das enchentes, segundo Carlos Alberto Carvalho, seria importante que a população parasse de construir nas áreas de várzea dos rios. Outra sugestão é o desenvolvimento de algum tipo de piso tão confortável para automóveis quanto o asfalto, mas que seja capaz de absorver água como a terra.

Você também pode ajudar a diminuir os alagamentos. Confira dicas de como fazer sua parte para evitar que essas enchentes ocorram de novo:

– Não jogar lixo na rua: evita o entupimento de bueiros.

– Diminuir o uso de plásticos: o material pode acabar indo para rios e córregos, entupindo bueiros.

– Separar o lixo para reciclagem: dar uma nova utilidade a materiais descartados evita que eles poluam o meio ambiente.

O fenômeno El Niño
Além do aquecimento global, o El Niño é a outra causa das altas temperaturas do continente latino-americano nos últimos meses. O fenômeno consiste em um aquecimento fora do normal nas águas do Oceano Pacífico Tropical, principalmente na costa do Peru. Ele é capaz de mudar o clima e os ventos do mundo todo, por isso afeta muito as chuvas de regiões tropicais, como o Brasil. Geralmente, o fenômeno ocorre a cada quatro anos, especialmente no fim de dezembro. Entretanto, especialistas indicam que ele pode acontecer também este ano, já que, mesmo com a chegada do outono, o calor continua intenso.

Fontes: Globo Educação, G1 e InfoEscola.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • Tayane

    2 anos atrás

    Não entendi

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Oi, Tayane. Tudo bom? Nós podemos te ajudar com isso. Qual parte você não entendeu do post?

  • PAOLA IGNACIO

    5 anos atrás

    estou esausta

  • Oak Canyon Jr High

    5 anos atrás

    que susto!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido