Por Gabi Rossi

Os antigos romanos eram um povo formado por comerciantes, militares, conquistadores e políticos.

Vestir-se na Roma Antiga significava muito mais do que simplesmente cobrir o corpo. Além de revelar qual era o trabalho da pessoa, a roupa mostrava o status social do indivíduo, ou seja, quão rico ou pobre ele era.

Homens na Roma Antiga.

A vestimenta tradicional usada pelos homens romanos era a toga (espécie de manto). Geralmente feita de lã de cabra e linho, ela costumava ser branca ou bege. Tinha mangas, formato amplo e era usada trançada sobre o corpo.

Os romanos mais nobres usavam túnicas mais curtas, na altura dos joelhos, e presas a uma espécie de cinto de couro ou metal. Quando o clima permitia, os nobres ainda vestiam um manto sobre a toga.

As roupas femininas não eram muito diferentes das masculinas. Elas usavam estolas ao invés de toga. Longas e sem mangas, as estolas eram também usadas sobre as túnicas, porém eram coloridas e, por vezes, feitas de tecidos brilhosos. Adornavam com cintos de metal ou cordas cuidadosamente trançadas.

As mulheres romanas eram muito vaidosas e costumavam arrumar os cabelos de forma “cênica”. As nobres usavam penteados mais elaborados, com tranças e joias, e não dispensavam o uso de tintas e perucas.

Mulheres na Roma Antiga. Fonte: Costumes of All Nations.

Nos pés, os romanos de todas as classes sociais vestiam sandálias de couro dos mais diversos estilos: com tiras entre os dedos, cadarços longos trançados na canela ou até alcançar os joelhos e as hoje famosas sandálias gladiador, muito comuns na Roma Antiga.

As joias, por sua vez, eram muito usadas e valorizadas tanto pelas mulheres, quanto pelos homens. Eram feitas de metais nobres, de fibras naturais e pedras, e enfeitavam todo o corpo: orelhas, pescoço, mãos, pés, braços e canelas.

Enfim, vestir-se na Roma antiga era uma tarefa trabalhosa, pouco prática, mas absolutamente essencial a fim de demonstrar a classe social, a atividade profissional e, ainda, satisfazer o ego pessoal dos romanos vaidosos.

Na próxima coluna viajaremos ao Oriente para conhecer a história e os hábitos da indumentária japonesa. Não percam!

Quem é Gabi Rossi?

Apaixonada por moda e tudo o que se refere a estilo, Gabi é mãe do Pipo, criadora de estampas e dona de 2 perfis de moda no Instagram: o @duvidasnocabide e o @gabirrossi09.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • RenanJoestar

    1 ano atrás

    não falou das cores

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Eu quero vistir!

  • Maria Aparecida Caires Leal

    6 anos atrás

    quero ser um deus do futebol e de todos os esportes do mundo todo e roupas bem mais desentes so que de mc lan

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido