Tudo começa no dia da eleição, quando os brasileiros vão até o local de votação e registram o voto na urna eletrônica. Para que cada voto seja contado com segurança, os mesários (pessoas que trabalham nos locais de votação) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pelas eleições, precisam seguir uma série de protocolos. Conheça o passo a passo desse processo

Passos da apuração (contagem dos votos):

1 – ZERÉSIMA
Antes do início da votação, as urnas emitem a zerésima, um relatório que mostra a lista de todos os candidatos que estão concorrendo — todos aparecem sem votos. Essa etapa demonstra que a urna está zerada, ou seja, não registrou nenhum voto antes de a eleição começar.

2 – SOMA DOS VOTOS NA URNA
Dentro da urna há um arquivo, o Registro Digital do Voto (RDV), que grava o voto dos eleitores. Quando a votação chega ao fim, o RDV soma todos os votos para os candidatos, além de brancos e nulos.

3 – BOLETIM DA URNA
Emitido pela urna, o boletim mostra uma série de informações, como a somatória de todos os votos registrados pela máquina e o número de pessoas que votaram nela. O mesário deve imprimir cinco cópias do boletim. Uma é colocada na porta da seção eleitoral (espaço de votação), três são enviadas ao cartório eleitoral e uma é entregue a representantes dos partidos políticos. O objetivo é garantir que todos saibam o que foi registrado em cada uma das urnas.

4 – PEN DRIVE COM O BOLETIM
O boletim de urna é gravado em um pen drive que o mesário leva para um computador que tenha acesso a uma rede particular do TSE.

5 – TOTALIZAÇÃO DOS VOTOS
Conforme os boletins de urna vão sendo enviados para o TSE, o órgão faz a totalização dos votos (soma das apurações das urnas). Assim que todas as urnas são apuradas e a totalização é finalizada, o TSE tem os resultados das eleições.

6 – DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
O TSE divulga os resultados ofi ciais — tanto parciais das apurações como finais — no site www.tse.jus.br e no aplicativo do órgão para celulares.

Curiosidades sobre as urnas eletrônicas

Elas passaram a ser utilizadas nas eleições de Até então, os votos eram registrados em cédulas de papel.

O Brasil começou a usar urnas eletrônicas para evitar problemas como lentidão, erro e fraude na contagem dos votos.

O matemático Giuseppe Janino, integrante da equipe que desenvolveu a máquina, diz que o equipamento foi planejado para garantir a máxima segurança da votação. Um exemplo de estratégia para evitar problemas é o fato de as urnas não terem acesso à internet, o que impede que invasores entrem no sistema do equipamento e interfi ram nos resultados das eleições.

Existe diferença entre voto em branco e nulo?
Até 1997, os votos em branco eram contabilizados como se fossem do candidato vencedor. Atualmente, na prática, não há diferença entre nulo e em branco. Esse tipo de voto significa que o eleitor não tem preferência por nenhum candidato, por isso o voto dele não entra na contagem dos votos válidos (aqueles que foram direcionados para candidatos).

Fontes: A Tarde, Estadão, Futura, G1, O Globo e TSE.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido