Imagem: fotospublicas.com

Entre os dias 6 e 10 de março, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, acompanhado de uma comitiva com integrantes do governo, esteve em Israel para se encontrar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e dirigentes do Centro Médico Sourasky (conhecido como Hospiral Ichilov), responsáveis por estudar a eficácia do spray nasal EXO-CD 24 contra a covid-19.

“Queremos ser parceiros no desenvolvimento de vacinas e remédios que possam tanto tratar como prevenir contra a covid”, declarou Ernesto Araújo. Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro de Israel declarou sua preocupação com relação ao momento pelo qual o Brasil está passando e disse que “fará todo o possível” para ajudar. Israel é exemplo mundial em vacinação, já tendo imunizado ao menos metade da população.

Os representantes do governo brasileiro precisaram realizar testes de covid-19 antes da viagem. Além disso, não tiveram a autorização para circular no país, apenas nos locais onde aconteceram os compromissos oficiais. Em nota ao site UOL, o Itamaraty afirmou que “em razão de protocolo sanitário israelense, os integrantes da delegação utilizavam máscaras ao chegar a Israel”. Ainda no Brasil, o ministro das Relações Exteriores publicou uma foto nas redes sociais com a comitiva prestes a embarcar sem a proteção.

Ao fim da missão diplomática, o Brasil fechou um acordo com Israel para colaborar na realização de testes da segunda e terceira fase do EXO-CD24. Até o momento, foi realizado apenas um teste pequeno com 30 voluntários. Não há previsão de quando as novas fases de testes começarão, tampouco de quando o spray poderá ser oferecido para a população, caso comprovada a sua eficácia.

Glossário: Itamaraty é outro nome usado para designar o Ministério das Relações Exteriores

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido