A Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, está na sua 16ª edição anual. É o maior evento de literatura do país, e acontece sempre na cidade carioca de Paraty. A Festa começou no Dia Nacional do Escritor, 25 de julho, e dura até dia 29, domingo.

O evento reúne escritores, leitores e editoras de livros de todos os gêneros e para todas as idades. Dentre as atrações, a Flip oferece leituras de obras, debates e performances baseados na literatura, e até exposições de arte. Ela se espalha por locais diferentes da cidade como auditórios, praças e centros culturais.

Todo ano, a festa escolhe um autor ou autora para homenagear. A escolhida de 2018 foi Hilda Hilst, que nasceu em 1930 e faleceu em 2004. A escritora brasileira passou por diversos gêneros literários, como poesia, ficção, teatro e crônica.

A 16ª edição também conta com novidades como o Cinema na Praça, que vai funcionar em um cinema antigo da cidade e terá programação de longas e curta-metragens. Alguns filmes também terão debate com o diretor após sua exibição.

A flipinha

A flipinha é a parte da Flip voltada para a literatura infantil e infanto-juvenil. Além da presença de autores desse gênero, existem os chamados “Pés de livro”, onde várias obras são penduradas em árvores e ficam à disposição dos leitores na Central Flipinha, na Praça da Matriz, em Paraty.

Nesse espaço e em outros espalhados pela Festa acontecem oficinas, leituras e meditações conduzidas por jovens da cidade.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido