As 16 equipes que participam da nona edição do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol estrearam na competição no fim de semana de 17 e 18 de abril. Na primeira rodada, o Corinthians, de São Paulo, atual campeão, venceu o Napoli, de Santa Catarina, por 3 a 0.

A competição ocorrerá em quatro fases. Na primeira, as 16 equipes se enfrentam entre si, em um sistema de pontos corridos. Então, começam as quartas de final, com os oito melhores times em jogos de ida e volta (ou seja, duas partidas). Em seguida, os quatro vencedores fazem as semifinais, também em ida e volta. A final será no mesmo sistema de dois jogos e está prevista para 12 e 26 de setembro.

A transmissão das partidas é feita pela Band na TV aberta e pelo SporTV, na fechada. As disputas também podem ser acompanhadas pelo canal Desimpedidos, no YouTube.

Futebol feminino foi proibido há 80 anos
Em 1941, uma lei proibiu a prática do futebol por mulheres por acreditar que o esporte ia contra as “condições da sua natureza” — ou seja, alegava-se que a prática era incompatível com a natureza feminina. A proibição permaneceu até 1979. O regulamento da modalidade foi elaborado apenas em 1983 e é o mesmo usado até hoje.

Fontes: CBF, El País, Folha de S.Paulo e Lance.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 169 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Chiara Isaac Pires Machado

    2 anos atrás

    uau

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido