No dia 27 de setembro, teve início a campanha eleitoral para as eleições municipais de 2020. A partir dessa data, candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador passaram a ter autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer propaganda e pedir votos nas ruas e pela internet, por exemplo. A propaganda no rádio e na televisão está prevista para começar em 9 de outubro. Ao todo, 548.230 candidaturas foram registradas em todo o país.

Nesta eleição, os cidadãos votarão em candidatos que cuidam da administração de cidades (prefeito, vice-prefeito e vereador). O primeiro turno será em 15 de novembro e o segundo turno, em 29 de novembro (apenas para o cargo de prefeito, se necessário). Para saber mais sobre o assunto, confira, gratuitamente, os dois volumes do Manual das Eleições Joca: conteudo.jornaljoca.com.br/manual_das_eleicoes

Glossário
Tribunal Superior Eleitoral (TSE): órgão que estabelece regras e garante que as eleições aconteçam de acordo com o que diz a Constituição (conjunto de normas de um país).

Regras eleitorais
O TSE elaborou algumas normas que devem ser respeitadas por candidatos e eleitores durante a campanha. Quem não as seguir pode cometer crime eleitoral e ser punido. Confira algumas das regras:

  • Santinhos (papéis com o rosto e o número do candidato) e adesivos só podem ser distribuídos nas ruas até as 22h da véspera da eleição, ou seja, 14 de novembro.
  • Alto-falantes ou amplificadores de som, que costumam fazer propaganda política, só podem ser usados das 8h às 22h, até o dia 14 de novembro. Esses equipamentos estão proibidos a menos de 200 metros de locais como hospitais e escolas.
  • É proibido fazer propaganda por telemarketing (ou seja, realizar telefonemas para a publicidade de determinada campanha).
No fim de setembro, o Ministério Público Federal fez testes no sistema da urna eletrônica | #pracegover: homem vestindo camisa social listrada e calça preta mexe em urna eletrônica. Foto: Abdias Pinheiro/ASCOM/TSE/Fotos Públicas

As inscrições para participar da iniciativa “E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas eleições 2020” seguem abertas: conteudo.jornaljoca.com.br/e-ai-prefeitura

Fontes: Agência Brasil, Tribunal Superior +Eleitoral e Veja.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 158 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • maria clara

    2 anos atrás

    oiiiiiiiiiiii jornal Joca amei muito a reportagem

  • Miguel Chiofolo Vazquez

    3 anos atrás

    Olá jornal Joca, Eu achei bem legal essa reportagem por saber que mais da metade dos brasileiros têm ao menos um animal de estimação em casa, pois isso significa que eles têm um lar. Também fico feliz em saber que quase a metade de animais que têm lar, é vira-latas, diferentemente do gatos que, na maioria, é de raça. É muito chato saber que os cachorros e os gatos adotados em feiras são apenas 9%, mas por outro lado, 44% dos gatos de estimação foram encontrados abandonados e adotados. Benício V, 10 anos - Colégio Santa Clara - SP

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido