Mostra é gratuita e vai até 10 de dezembro
A partir de 6 de setembro, começa a 35ª Bienal de São Paulo, maior exposição de arte contemporânea do hemisfério sul. A primeira edição do evento foi em 1951, e a mostra reúne diferentes obras de artistas do Brasil e do mundo. A bienal, como diz o nome, é realizada a cada dois anos, na cidade de São Paulo, incentivando o acesso à cultura e a valorização da arte.
A edição de 2023 se chama Coreografias do Impossível e tem o desconhecido e a imaginação como temas principais. Para as crianças, proporciona a oportunidade de aprender sobre arte de maneira interativa. “É como um museu vivo, existe a interação entre a obra e o espectador”, disse Kássia Karajá, artista indígena do coletivo Mahku, professora da Universidade Federal de Uberlândia (MG) e curadora de arte indígena do Museu de Arte de São Paulo (Masp). “É como se fosse uma conversa, que vai além da língua: também existem conversas entre imagens”, ressalta.
Em entrevista ao Joca, Thiago Gil, um dos representantes do setor educacional da Fundação Bienal, destacou como a mostra traz temas diretamente ligados ao cotidiano. “Ali as crianças podem compreender que arte contemporânea não é só pintura, escultura, desenhos…Também é muitas outras coisas, justamente por estar trabalhando com assuntos presentes no dia a dia”, explicou.
Glossário
ARTE CONTEMPORÂNEA: também chamada de arte pós-moderna, é composta por trabalhos realizados após a segunda metade do século 20 que apresentam expressões e técnicas artísticas inovadoras.
CURADORIA: processo de escolher e organizar as obras de uma exposição ou evento.
35ª BIENAL DE SÃO PAULO
Onde: Parque Ibirapuera, Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, São Paulo (SP)
Quando: 6 de setembro a 10 de dezembro | Terça, quarta, sexta e domingo – 10h às 19h | Quinta e sábado – 10h às 21h
Entrada: gratuita
Mais informações: 35.bienal.org.br
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 211 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.