O ser humano sempre foi fascinado pela Lua. Depois de anos de admiração distante, durante o século 20, decidimos chegar mais perto do nosso satélite natural, dando início a uma série de missões espaciais. Conheça alguns dos principais pontos dessa história e relembre o momento em que pisamos pela primeira vez na Lua, 50 anos atrás.

1957
Lançado pela União Soviética, o SPUTNIK 1 é o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra. A ação dá início à chamada “corrida espacial”.

#pracegover: a imagem mostra o satélite Sputnik 1, composto por uma esfera e quatro hastes. Crédito: Getty Images.

1959
União Soviética lança três sondas à Lua:
LUNA 1 → Primeira sonda da história a chegar perto da Lua.
LUNA 2 → Primeira a tocar na superfície da Lua.
LUNA 3 → Tira fotos do lado oculto da Lua (a parte que não pode ser vista da Terra).

#pracegover: imagem em preto e branco de uma das sondas da União Soviética. Crédito de imagem: National Air and Space Museum -https://airandspace.si.edu | Nasa.

1961
Os soviéticos lançam o primeiro homem ao espaço. A bordo da nave Os EUA lançam diversas missões não tripuladas à Lua. Entre outras funções, elas fazem fotos e enviam informações sobre temperatura local e características do solo. Os norte-americanos lançam a Apollo 8, a primeira missão a levar humanos para a órbita da Lua. VOSTOK 1, YURI GAGARIN faz um voo pela órbita da Terra. Em resposta à conquista da União Soviética, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, diz que os norteamericanos enviarão o primeiro homem à Lua até o fim daquela década.

#pracegover: foto em preto de branco de Yuri Gagarin. No retrato, aparece apenas o rosto dele usando o capacete de astronauta. Crédito de imagem: National Air and Space Museum – https://airandspace.si.edu | Nasa.
#pracegover: imagem da nave Vostok 1, em preto e branco. Ela é composta por hastes e esferas. Crédito: divulgação.

1964-1968
Os EUA lançam diversas missões não tripuladas à Lua. Entre outras funções, elas fazem fotos e enviam informações sobre temperatura local e características do solo.

1968
Os norte-americanos lançam a Apollo 8, a primeira missão a levar humanos para a órbita da Lua.

#pracegover: imagem em preto e branco da Apollo 8. Crédito: divulgação.

1969
Neil Armstrong e Buzz Aldrin, astronautas dos EUA, tornam-se os primeiros humanos a caminhar na Lua. Eles estavam a bordo da missão Apollo 11.

#pracegover: Neil Armstrong usando roupa de astronauta, caminha sobre o solo da Lua. Atrás dele, parte da nave usada na viagem. Crédito de imagem: National Air and Space Museum – https://airandspace.si.edu | Nasa.

1969-1972
Os s EUA mandam mais algumas missões tripuladas à Lua. Em 1972, o país decide parar de enviar astronautas para o satélite. Ao todo, 12 pessoas pisaram na Lua, todas norte-americanas.

1976
União Soviética lança Luna 24, a última sonda enviada pelo país ao satélite.

Anos seguintes
A humanidade não manda astronautas para a Lua desde 1972, mas a exploração do satélite natural continua. Nas últimas décadas, países como EUA, China e Japão enviaram diversas missões não tripuladas para lá. Em 2019, por exemplo, a China lançou a sonda Chang’e 4, a primeira a pousar no lado oculto da Lua.

Por que não vamos mais para a Lua?
Durante a GUERRA FRIA, os EUA e a União Soviética disputavam para mostrar qual nação tinha mais tecnologia espacial, o que ficou conhecido como corrida espacial. Na época, os norte-americanos gastaram quase 20 milhões de dólares no programa Apollo como forma de mostrar superioridade, levando a humanidade para a Lua. Passado o período da corrida espacial, o país deixou de financiar missões tripuladas para o satélite natural.

Bichos no espaço
Alguns animais foram enviados em missões espaciais para testar se seres vivos sobreviveriam a essas viagens. Veja alguns exemplos:

Cadela Laika (1957)
Foi o primeiro animal a voar pela órbita da Terra. Não sobreviveu ao retorno ao planeta.

Macacos Baker e Able (1959)
Primeiros seres vivos a voltar do espaço com vida.

Tartarugas (1968)
Duas tartarugas foram os primeiros seres vivos a chegar perto da Lua. Elas foram acompanhadas por minhocas e moscas.

O que foi a Guerra Fria (1945-1991)?
Período em que EUA e União Soviética competiam para provar qual era a nação mais poderosa do mundo.

Glossário
União Soviética: país que reunia territórios que hoje correspondem à Rússia, à Ucrânia e ao Cazaquistão, entre outras nações. Chegou ao fim em 1991.

Esta reportagem foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Qual é o acontecimento mais esperado de 2020?

Comentários (1)

  • Letícia Mesquita Cillo

    5 meses atrás

    oi

Compartilhar por email