O ser humano sempre foi fascinado pela Lua. Depois de anos de admiração distante, durante o século 20, decidimos chegar mais perto do nosso satélite natural, dando início a uma série de missões espaciais. Conheça alguns dos principais pontos dessa história e relembre o momento em que pisamos pela primeira vez na Lua, 50 anos atrás.

1957
Lançado pela União Soviética, o SPUTNIK 1 é o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra. A ação dá início à chamada “corrida espacial”.

#pracegover: a imagem mostra o satélite Sputnik 1, composto por uma esfera e quatro hastes. Crédito: Getty Images.

1959
União Soviética lança três sondas à Lua:
LUNA 1 → Primeira sonda da história a chegar perto da Lua.
LUNA 2 → Primeira a tocar na superfície da Lua.
LUNA 3 → Tira fotos do lado oculto da Lua (a parte que não pode ser vista da Terra).

#pracegover: imagem em preto e branco de uma das sondas da União Soviética. Crédito de imagem: National Air and Space Museum -https://airandspace.si.edu | Nasa.

1961
Os soviéticos lançam o primeiro homem ao espaço. A bordo da nave Os EUA lançam diversas missões não tripuladas à Lua. Entre outras funções, elas fazem fotos e enviam informações sobre temperatura local e características do solo. Os norte-americanos lançam a Apollo 8, a primeira missão a levar humanos para a órbita da Lua. VOSTOK 1, YURI GAGARIN faz um voo pela órbita da Terra. Em resposta à conquista da União Soviética, o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, diz que os norteamericanos enviarão o primeiro homem à Lua até o fim daquela década.

#pracegover: foto em preto de branco de Yuri Gagarin. No retrato, aparece apenas o rosto dele usando o capacete de astronauta. Crédito de imagem: National Air and Space Museum – https://airandspace.si.edu | Nasa.
#pracegover: imagem da nave Vostok 1, em preto e branco. Ela é composta por hastes e esferas. Crédito: divulgação.

1964-1968
Os EUA lançam diversas missões não tripuladas à Lua. Entre outras funções, elas fazem fotos e enviam informações sobre temperatura local e características do solo.

1968
Os norte-americanos lançam a Apollo 8, a primeira missão a levar humanos para a órbita da Lua.

#pracegover: imagem em preto e branco da Apollo 8. Crédito: divulgação.

1969
Neil Armstrong e Buzz Aldrin, astronautas dos EUA, tornam-se os primeiros humanos a caminhar na Lua. Eles estavam a bordo da missão Apollo 11.

#pracegover: Neil Armstrong usando roupa de astronauta, caminha sobre o solo da Lua. Atrás dele, parte da nave usada na viagem. Crédito de imagem: National Air and Space Museum – https://airandspace.si.edu | Nasa.

1969-1972
Os s EUA mandam mais algumas missões tripuladas à Lua. Em 1972, o país decide parar de enviar astronautas para o satélite. Ao todo, 12 pessoas pisaram na Lua, todas norte-americanas.

1976
União Soviética lança Luna 24, a última sonda enviada pelo país ao satélite.

Anos seguintes
A humanidade não manda astronautas para a Lua desde 1972, mas a exploração do satélite natural continua. Nas últimas décadas, países como EUA, China e Japão enviaram diversas missões não tripuladas para lá. Em 2019, por exemplo, a China lançou a sonda Chang’e 4, a primeira a pousar no lado oculto da Lua.

Por que não vamos mais para a Lua?
Durante a GUERRA FRIA, os EUA e a União Soviética disputavam para mostrar qual nação tinha mais tecnologia espacial, o que ficou conhecido como corrida espacial. Na época, os norte-americanos gastaram quase 20 milhões de dólares no programa Apollo como forma de mostrar superioridade, levando a humanidade para a Lua. Passado o período da corrida espacial, o país deixou de financiar missões tripuladas para o satélite natural.

Bichos no espaço
Alguns animais foram enviados em missões espaciais para testar se seres vivos sobreviveriam a essas viagens. Veja alguns exemplos:

Cadela Laika (1957)
Foi o primeiro animal a voar pela órbita da Terra. Não sobreviveu ao retorno ao planeta.

Macacos Baker e Able (1959)
Primeiros seres vivos a voltar do espaço com vida.

Tartarugas (1968)
Duas tartarugas foram os primeiros seres vivos a chegar perto da Lua. Elas foram acompanhadas por minhocas e moscas.

O que foi a Guerra Fria (1945-1991)?
Período em que EUA e União Soviética competiam para provar qual era a nação mais poderosa do mundo.

Glossário
União Soviética: país que reunia territórios que hoje correspondem à Rússia, à Ucrânia e ao Cazaquistão, entre outras nações. Chegou ao fim em 1991.

Esta reportagem foi originalmente publicada na edição 134 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Letícia Mesquita Cillo

    4 anos atrás

    oi

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido