O podcasting é um dos mais novos recursos da tecnologia, cuja difusão nas últimas décadas pode ser atribuída à flexibilidade de produção e distribuição. Por meio de arquivos de áudio, é possível criar oportunidades para transmitir informações ou revisar diferentes tipos de materiais.

A diversidade temática permite que sejam abordados assuntos normalmente esquecidos ou ignorados pela sociedade. Nesse sentido, é possível que se trabalhe com temas considerados “duros” ou sisudos, que muitas vezes não se contextualizam dentro das disciplinas escolares. Os podcasts também permitem que os ouvintes se aprofundem em temas que lhes interessam, mostrando uma postura mais ativa do aluno.

A linguagem e a dinâmica dos podcasts são fatores importantes para a eficácia no momento de compartilhar informação, e utilizar essa ferramenta como aliada da educação já é uma realidade. Dessa forma, professores podem criar podcasts relevantes para a aula, assim como alunos podem desenvolver podcasts únicos para demonstrar sua aprendizagem.

A seguir, veja seis dicas para criar o seu podcast:

1. Determine o tema.

2. Escolha o formato do podcast. Por exemplo: será com base em uma entrevista, informativo ou individual?

3. Crie um roteiro baseado no formato escolhido.

4. Defina como fará a gravação (pelo celular, computador etc.).

5. Faça a edição da gravação.

6. Procure maneiras de publicar seu podcast.

Dada a importância do tema, foi criado um projeto sobre o uso de podcasts como ferramenta de cunho educacional, com a criação de um canal no YouTube.

O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela Unesco como prática de referência de educação midiática.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 188 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido