O estudante tem voz! Esse foi um movimento criado pelos participantes do Imprensa Jovem para ouvir estudantes sobre o que a educação representa para eles. A proposta tinha como objetivo mostrar aos professores da cidade de São Paulo quais são os interesses e sonhos dos alunos.

Para isso foi desenvolvida uma pesquisa, com perguntas criadas pelos próprios estudantes, incluída no aplicativo do programa Imprensa Jovem. O levantamento alcançou 43.500 alunos nas escolas municipais e foi o maior em participação já realizado no país sobre educação. Mobilizar os estudantes para uma causa coletiva é um ato de empatia que potencializa ações de intervenção social na comunidade. No caso do movimento #estudantetemvoz, transformou-se em uma ideia que ajudou a construir o currículo do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Você também pode mobilizar sua escola para discutir uma causa:

1. Reúna um grupo de estudantes e apresente um problema.

2. Juntos, levantem questionamentos sobre o problema.

3. Elejam as melhores perguntas.

4. Organizem as perguntas em um formulário on-line, como os do Google.

5. Usem os recursos de comunicação da escola para divulgar a pesquisa.

6. Criem e espalhem cartazes pela escola com um QR code de acesso ao formulário. Usem tablets ou o laboratório de informática da escola para que os estudantes respondam a pesquisa.

7. Organizem os dados das respostas em tabelas ou gráficos.

8. Elaborem um texto informativo sobre os resultados.

9. Publiquem o resultado nos canais de comunicação da escola e divulguem para a comunidade.

O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela UNESCO como prática de referência de educação midiática.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 186 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido