O Imprensa Jovem é uma agência de notícia escolar com produção de conteúdos pelos estudantes. Essas produções, em geral, são compartilhadas na internet em canais de vídeos, podcast, redes sociais, blogs e sites escolares, revistas e jornais em formato digital. O que torna o Imprensa Jovem um projeto potencialmente fácil de implantar é o uso de tecnologias digitais acessíveis para alunos e seus professores.

Mas o projeto, dentro da sua escola, não pode se perder nas tecnologias, ou é melhor nem as usar. O objetivo é ser simples, para empoderar ao máximo a expressão criativa e comunicativa dos alunos.

Confira quais recursos e orientações sobre tecnologia os professores e estudantes podem descobrir, juntos, para viabilizar a produção jornalística na escola:

1. Inspirem-se nos modelos de produção dos alunos na internet.

2. Aprendam sobre tecnologias para produção e veiculação do que for desenvolvido.

3. Pensem juntos sobre como usar as ferramentas digitais com responsabilidade e de maneira ética.

4. Prefiram tecnologias que sejam de fácil utilização.

5. Usem recursos gratuitos para que mais pessoas possam estar envolvidas na produção jornalística.

6. Sejam parceiros: estudantes e professores aprendem juntos nesse processo.

Dicas de aplicativos para sua agência de notícias estudantil que podem ser usados em celular ou tablet: Anchor (podcast), Filmora-Go (editor de vídeo), CuePrompter (para leitura de textos durante gravações), Comica (HQ), Polish (editor de imagem) e Lexis (editor de áudio).

O programa Imprensa Jovem é um projeto desenvolvido pelo núcleo de educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e é reconhecido pela Unesco como prática de referência de educação midiática.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 190 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido