Crédito da imagem: Getty Images

A inteligência artificial (IA) também está revolucionando a indústria da moda. A tecnologia já está sendo usada para, por exemplo, estudar tendências, otimizar o design das peças e melhorar experiências de consumo.

Os algoritmos de IA (sequência de instruções e comandos realizados de maneira sistemática para resolver problemas ou tarefas) já podem identificar e coletar dados nas redes sociais, no comportamento dos consumidores e até mesmo informações climáticas para prever tendências para as próximas coleções e personalizar produtos com detalhamentos bem específicos para determinadas pessoas como óculos para rostos ovais ou sapatos para pés largos e compridos.

Outro uso da IA na indústria da moda já está sendo aplicado no design de produtos. As empresas podem otimizar o processo criativo, como enriquecer ideias, desenvolver e experimentar desenhos, simular texturas, criar estampas e imprimir modelos 3D com muita agilidade, eficiência e menos desperdício.

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Falando em menos desperdício, a tecnologia tem ajudado bastante no desenvolvimento de novos fios, mais duráveis e biodegradáveis, reduzindo os impactos ambientais causados pela indústria da moda.

Para as experiências de consumo, a IA está possibilitando que as pessoas experimentem peças virtuais no próprio corpo. Já existem vitrines que permitem ao consumidor ver sua imagem (como num espelho) vestindo uma roupa, como um casaco, que está à venda na loja. Essa tecnologia, semelhante ao espelho, está começando a ser implantada também em alguns aplicativos de marcas de vestuário.

Ainda estamos entendo a inteligência artificial, mas já é possível dizer que a tecnologia está transformando o mundo fashion e continuará a nos surpreender cada dia mais. 

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