Desde 28 de abril, colombianos estão indo às ruas para protestar. As manifestações começaram contra um projeto de lei que definiria mudanças em impostos no país — aumentando impostos, por exemplo, sobre produtos básicos, como açúcar e sal. Apesar de o projeto ter sido cancelado e de o ministro da Fazenda (responsável pela economia), Alberto Carrasquilla, ter se demitido, as manifestações seguiram. Agora, pedindo o combate à pobreza, à violência policial e às desigualdades na saúde e na educação.

As reinvindicações também incluem mudanças na forma como o governo está enfrentando a pandemia. Alguns dos pedidos são reabertura do comércio e ajuda aos trabalhadores afetados pela crise.

Confrontos entre policiais e manifestantes
Até o fechamento desta edição, a organização não governamental Human Rights Watch (focada em direitos humanos) havia confirmado que 11 pessoas morreram nos protestos, entre 31 mortes relatadas à entidade. Segundo o jornal colombiano El Tiempo, a procuradoria-geral do país teria informações sobre 24 mortes. Estima-se que centenas tenham ficado feridas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 4 de maio, que condena o “uso excessivo de força” da polícia nesses episódios. Em comunicado, a porta-voz do Alto Comissariado da ONU Para os Direitos Humanos, Marta Hurtado, afirmou que vai verificar os números exatos das vítimas do protesto de 3 de maio na cidade de Cali, considerado um dos mais violentos até agora.

#pracegover: em Bogotá, capital da Colômbia, multidão protesta na rua, com cartazes e a bandeira do país nas mãos. Crédito de imagem: Diego Cuevas/Vizzor Image/Getty Images

A covid-19 na Colômbia
Total de casos: 2.985.536*
Total de mortes: 77.359*
Pessoas vacinadas: 6.100.000**
Fontes: *Organização Mundial da Saúde, em 10 de maio; **Our World in Data, em 10 de maio.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 170 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido