Esta matéria foi originalmente publicada na edição 229 do jornal Joca
As pedras preciosas, ou gemas, são minerais ou rochas petrificadas que têm grande valor por sua raridade, durabilidade, oferta na natureza e características estéticas. Algumas das gemas mais famosas, chamadas de cardinais, são diamante, esmeralda, rubi e safira. No entanto, existem inúmeras pedras preciosas conhecidas pelas particularidades (são diversas cores, formatos, consistências e pesos), como ametista, opala e jade.
Por Larissa Mariano
ONDE ELAS SE FORMAM
A maioria das pedras preciosas se forma na crosta terrestre (camada mais externa do planeta, constituída por solo, minerais e rochas) e é resultante dos mesmos processos geológicos que modelam a superfície do planeta. É uma combinação de elementos que passam por processos de transformação, influenciados pela pressão e temperatura, ao longo do tempo. Há raras exceções de gemas que não se formam na crosta, como o diamante. Ele surge no manto terrestre, uma camada que fica abaixo da crosta e do manto superior e acima do núcleo externo e interno da Terra. E há as gemas orgânicas, como a pérola, que são produzidas por animais, mas consideradas minerais.
COMO ENCONTRAR
Por serem formadas abaixo da superfície do solo, as pedras são encontradas por meio da mineração, atividade econômica e industrial que explora minérios no subsolo. Muitas delas estão abaixo do leito de rios, o que dificulta o processo de extração.
A MAIS RARA
De acordo com o Guinness World Records, a pedra preciosa mais rara do mundo é a painite, descoberta na então Birmânia (hoje Myanmar), em 1951. Existem, aproximadamente, apenas mil pedras similares em todo o mundo. A painite dispõe de uma coloração vermelho-escura e é bastante dura, possuindo na composição elementos como cálcio, zircônio, boro e alumínio.
AS MAIS COMUNS NO BRASIL
Algumas das pedras preciosas mais comuns do Brasil são: ametista, água marinha, turmalina paraíba e esmeralda. O Rio Grande do Sul é o maior produtor global de ametista. Já a turmalina paraíba, encontrada apenas entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, é considerada uma das gemas mais raras, e caras, de todo o mundo.
ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS
RUBI
CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: o vermelho do rubi vem da presença do elemento químico cromo. Quanto mais vermelha a pedra, que é extremamente resistente, mais cara ela é. Há também alguns rubis fluorescentes, que reagem à luz ultravioleta.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Myanmar, Tailândia e Vietnã.
SAFIRA
CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: a pedra, que é conhecida pela coloração azul, na verdade é transparente na forma pura. O que causa o efeito azulado é a presença de ferro e titânio no mineral. Além de azuis, as safiras podem se apresentar em outras cores, como marrom, verde e laranja, dependendo dos elementos que as compõem.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Myanmar, Tailândia, Sri Lanka, Austrália e Madagascar.
DIAMANTE
CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: a estrutura química que forma o diamante é feita por átomos (menor partícula de um elemento químico) de carbono puro, o que o torna a substância natural mais dura que existe na Terra. O carbono presente na pedra está em estado de cristalização (quando átomos se juntam em uma estrutura rígida e compacta). Existem diamantes de diferentes formatos, cores e tamanhos.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Austrália, República Democrática do Congo e Botsuana.
ESMERALDA
CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: famosa pela cor verde, ocasionada pela presença dos elementos cromo e vanádio. Uma das maiores esmeraldas do mundo foi encontrada no Brasil, na cidade de Pindobaçu, na Bahia, em 2017. A pedra pesava 360 quilos e tinha 1,3 metro de altura.
PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Colômbia, Etiópia, Brasil, Rússia e Afeganistão.
FONTES: SUPERINTERESSANTE, GOVERNO FEDERAL, GEOLOGY SCIENCE, BRASIL GEMAS E PORTAL DA MINERAÇÃO.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.