As pedras preciosas, ou gemas, são minerais ou rochas petrificadas que têm grande valor por sua raridade, durabilidade, oferta na natureza e características estéticas. Algumas das gemas mais famosas, chamadas de cardinais, são diamante, esmeralda, rubi e safira. No entanto, existem inúmeras pedras preciosas conhecidas pelas particularidades (são diversas cores, formatos, consistências e pesos), como ametista, opala e jade. 

Por Larissa Mariano

ONDE ELAS SE FORMAM 

A maioria das pedras preciosas se forma na crosta terrestre (camada mais externa do planeta, constituída por solo, minerais e rochas) e é resultante dos mesmos processos geológicos que modelam a superfície do planeta. É uma combinação de elementos que passam por processos de transformação, influenciados pela pressão e temperatura, ao longo do tempo. Há raras exceções de gemas que não se formam na crosta, como o diamante. Ele surge no manto terrestre, uma camada que fica abaixo da crosta e do manto superior e acima do núcleo externo e interno da Terra. E há as gemas orgânicas, como a pérola, que são produzidas por animais, mas consideradas minerais. 

COMO ENCONTRAR 

Por serem formadas abaixo da superfície do solo, as pedras são encontradas por meio da mineração, atividade econômica e industrial que explora minérios no subsolo. Muitas delas estão abaixo do leito de rios, o que dificulta o processo de extração.

A MAIS RARA 

De acordo com o Guinness World Records, a pedra preciosa mais rara do mundo é a painite, descoberta na então Birmânia (hoje Myanmar), em 1951. Existem, aproximadamente, apenas mil pedras similares em todo o mundo. A painite dispõe de uma coloração vermelho-escura e é bastante dura, possuindo na composição elementos como cálcio, zircônio, boro e alumínio.

AS MAIS COMUNS NO BRASIL 

Algumas das pedras preciosas mais comuns do Brasil são: ametista, água marinha, turmalina paraíba e esmeralda. O Rio Grande do Sul é o maior produtor global de ametista. Já a turmalina paraíba, encontrada apenas entre os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, é considerada uma das gemas mais raras, e caras, de todo o mundo.

ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS

RUBI 

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: o vermelho do rubi vem da presença do elemento químico cromo. Quanto mais vermelha a pedra, que é extremamente resistente, mais cara ela é. Há também alguns rubis fluorescentes, que reagem à luz ultravioleta. 

PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Myanmar, Tailândia e Vietnã.

SAFIRA 

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: a pedra, que é conhecida pela coloração azul, na verdade é transparente na forma pura. O que causa o efeito azulado é a presença de ferro e titânio no mineral. Além de azuis, as safiras podem se apresentar em outras cores, como marrom, verde e laranja, dependendo dos elementos que as compõem. 

PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Myanmar, Tailândia, Sri Lanka, Austrália e Madagascar.

DIAMANTE 

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: a estrutura química que forma o diamante é feita por átomos (menor partícula de um elemento químico) de carbono puro, o que o torna a substância natural mais dura que existe na Terra. O carbono presente na pedra está em estado de cristalização (quando átomos se juntam em uma estrutura rígida e compacta). Existem diamantes de diferentes formatos, cores e tamanhos. 

PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Austrália, República Democrática do Congo e Botsuana.

ESMERALDA 

CARACTERÍSTICAS E CURIOSIDADES: famosa pela cor verde, ocasionada pela presença dos elementos cromo e vanádio. Uma das maiores esmeraldas do mundo foi encontrada no Brasil, na cidade de Pindobaçu, na Bahia, em 2017. A pedra pesava 360 quilos e tinha 1,3 metro de altura. 

PAÍSES QUE MAIS PRODUZEM: Colômbia, Etiópia, Brasil, Rússia e Afeganistão.

FONTES: SUPERINTERESSANTE, GOVERNO FEDERAL, GEOLOGY SCIENCE, BRASIL GEMAS E PORTAL DA MINERAÇÃO.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido