DE ONDE OS TERREMOTOS VÊM?
Primeiro é preciso saber o que são placas tectônicas. Esses grandes blocos rochosos se encaixam como se fossem peças de um brinquedo de montar, formando a superfície do nosso planeta. Todos os países estão em cima de alguma placa tectônica. O Brasil está sobre a placa Sul-Americana, enquanto a China fica na placa Euroasiática, por exemplo. Às vezes, as placas tectônicas se movem, encostando umas nas outras. A força desse atrito é tão forte que causa os terremotos. A região onde ficam a Turquia e a Síria tem abalos intensos (saiba mais na reportagem da página 5) por se situar na divisa de placas tectônicas: Anatólia (entre a Euroasiática e a Africana) e Arábica.

TREMORES NO BRASIL?
Nosso país não fica na fronteira de nenhuma placa tectônica, o que torna os terremotos por aqui fracos e raros. Por esse motivo, o dinheiro que seria destinado a obras preventivas é mais útil quando aplicado em outras áreas, como na precaução contra enchentes e desabamentos.

A TURQUIA ESTAVA PREPARADA?
Os danos causados pelo terremoto na Turquia provocaram um debate sobre a maneira como o país se preparou. Vários prédios não tinham as precauções de construção necessárias, por exemplo. Políticos de oposição ao governo estão acusando a atual liderança de não ter monitorado a questão como deveria. Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, no entanto, afirmou ser impossível se preparar para um desastre dessa magnitude. Saiba mais sobre as normas do país relacionadas ao assunto na página 5.

COMO AS NAÇÕES PODEM SE PROTEGER DE TREMORES?
“É importante que esses países [que sofrem com terremotos] adotem uma política de difusão e orientação de técnicas de construção de edifícios mais resistentes”, diz Elisângela de Almeida Chiquito, professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por exemplo: “Ter vidros revestidos com filmes para evitar estilhaços, reforços estruturais adequados nos edifícios, móveis fixados nas residências etc.”, completa. A seguir, veja algumas das técnicas adotadas para a segurança em lugares atingidos por fortes terremotos.

BASE SEGURA
Usada principalmente em edifícios. Consiste na construção do prédio em cima de uma base flexível (parecida com molas), feita de borracha, chumbo e aço. Assim, quando o terremoto acontece, é a base que vibra em vez dos prédios, que permanecem parados.

ilustra1_colecao-terremoto
#pracegover: a ilustração mostra um prédio construído em cima de um sistema parecido com molas para prevenção de terremotos. Crédito de imagem: Getty Images

PAREDES FIRMES
Chamadas de shear walls (em português, “paredes de cisalhamento”), são reforçadas e pensadas especial- mente para suportar essas situações, resistindo a terremotos e até furacões. O problema é que, em razão do peso, não podem ser utilizadas em prédios muito altos.

ilustra2_colecao-terremoto
#pracegover: a ilustração mostra um prédio com um tipo de reforço nas paredes para prevenção de terremotos. Crédito de imagem: Getty Images

PÊNDULOS INTERNOS
Os maiores prédios do mundo, como o Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e o Taipei 101, em Taiwan, dispõem de um pêndulo dentro deles. Trata-se de uma grande bola de ferro pendurada e controlada por computador para jogar o próprio peso para os lados e, assim, equilibrar o edifício durante abalos. Alguns pêndulos pesam mais de 600 toneladas.

ilustra3_colecao-terremoto
#pracegover: a ilustração mostra um prédio com um sistema de pêndulo na parte central. Crédito de imagem: Getty Images

ORIENTAÇÃO PÚBLICA
Além das boas estruturas, as pessoas precisam saber o que fazer durante um terremoto. Por isso, existem treinamentos especiais em vários países. No Japão, por exemplo, as crianças do ensino fundamental têm aulas sobre o assunto nas escolas, regularmente.

FONTES: BBC, BIGRENTZ, G1, O GLOBO, TOTALCAD E UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 200 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido