NO BRASIL

Catolicismo

– Acreditam em Jesus Cristo.

– Além do papa, o líder da Igreja, existem os bispos, padres, freiras, jesuítas, entre outros.

– Livro sagrado: Bíblia.

– Rituais: batismo, primeira comunhão, crisma, casamento, entre outros.

Evangélicos

– O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divide os evangélicos em três grupos: religiosos de missão, pentecostal e outras correntes.

– Acreditam em Jesus Cristo.

– Livro sagrado: Bíblia.

– É a religião que mais cresce no Brasil. Segundo a última pesquisa realizada pelo IBGE, entre 2000 e 2010, o número de evangélicos cresceu 61%.

Candomblé

– Orixás é o nome dado para os deuses supremos.

– Candomblé e umbanda são religiões diferentes. Uma das principais diferenças é a origem: enquanto o candomblé nasceu na África, a umbanda surgiu no Brasil, aproximadamente no começo do século XX.

– No passado, muitos portugueses que se instalaram no Brasil tinham preconceito com o candomblé, por se tratar da religião dos escravos. Até hoje, os adeptos da religião sofrem discriminação. De acordo com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro, entre 2012 e 2015, mais de 70% dos casos de ataques contra fiéis foram contra pessoas que acreditam em religiões de origem africana, como o candomblé.

Espiritismo

– Acreditam em Jesus Cristo.

– Foi fundada no século XIX, por Allan Kardec.

– Realização de passes. Momento em que uma pessoa que recebeu treinamento usa as mãos para passar energias positivas para a outra.

– Acreditam em reencarnação, quando o espírito encarna várias vezes, com o objetivo de se aprimorar.

 

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email