1985 • WINDOWS 
A Microsoft lança o sistema operacional Windows para computadores pessoais, um sucesso instantâneo. O sistema tinha tantas semelhanças com o disponível no primeiro Macintosh que rendeu até uma acusação de plágio por parte da Apple.

1987 • TABLET 
O primeiro tablet chega ao mercado. Lançado pela Linus Technologies, o Write-Top vinha com uma caneta e convertia letra cursiva em texto, apesar de demorar um pouco para aprender a identificar a letra de cada usuário.

1989 • NOTEBOOK 
O MacBook Portable, primeiro notebook da Apple, não é muito bem recebido pelo público, sendo descontinuado um ano depois.

1993 • TECNOLOGIA DOS PROCESSADORES AVANÇA 
A Intel apresenta o Pentium, microprocessador que pode ser encontrado em vários computadores. A inovação representou um avanço no uso de imagens e músicas.

1999 • REDE SEM FIO 
A Apple lança o iBook, mais uma tentativa de fazer com que os laptops engrenem. A maior novidade era a possiblidade de formar uma rede sem fio de comunicação, o que daria origem ao wi-fi como conhecemos hoje.

2007 • É COMPUTADOR OU CELULAR? 
Surge o iPhone, importando diversas funcionalidades de computadores para o celular. É inaugurada a era dos smartphones.

2010 • IPAD 
A Apple resgata a ideia da Linus Technologies e lança o próprio tablet, o iPad. O sucesso do iPhone fez com que, dessa vez, mais gente prestasse atenção à tecnologia.

2012 • A CHEGADA DA REALIDADE VIRTUAL 
Graças a um financiamento coletivo, em que fãs doam valores baixos, é lançado o Oculus Rift, primeiro computador baseado em realidade virtual que fez sucesso entre os usuários. Dois anos depois, a Meta, proprietária do Facebook, compra a tecnologia por 2 bilhões de dólares (cerca de 9,9 bilhões de reais em valores atuais).

2013 • EM FORMATO DE LENTE 
A Alphabet tenta emplacar o Google Glass, um computador no formato de óculos, mas a ideia não vai para a frente.

2015 • NO PULSO 
Chega ao mercado o Apple Watch, computador em formato de relógio. Ele se torna popular, principalmente, pelas funções ligadas à saúde, como monitoramento cardíaco e da qualidade do sono.

2024 • NO CÉREBRO 
Em 28 de janeiro, a Neuralink, do empresário Elon Musk, faz o primeiro implante de chip no cérebro de um humano para que realize interações com computadores sem usar as mãos. A inovação pode favorecer pessoas com dificuldades motoras.

2024 • R1 
Em março, a empresa Rabbit afirma que lançará o R1, computador portátil menor do que um celular comum, voltado à inteligência artificial. A promessa é de que será possível executar qualquer atividade nele sem fazer o download de aplicativos ou softwares. Em vez de usar telas, o R1 terá um sistema que projeta imagens em superfícies como paredes e até na palma da mão.

FONTES: APETI, CNN, COMPUTER HISTORY, LIVE SCIENCE, MUNDO EDUCAÇÃO, THE NEW YORK TIMES, PC MAGAZINE, TECHTUDO, TECMUNDO, TECNOBLOG E VIRTUALSPEECH.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 217 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido