Uma cidade ecológica com 42 mil casas está sendo construída em Cingapura. Chamada Tengah, ela terá um sistema de resfriamento de ar baseado em energia solar, áreas verdes e a proibição de circulação de carros na região central. Tudo para reduzir as emissões de gases poluentes.

A área de 700 hectares (equivalente a mais de 600 campos de futebol) da cidade já abrigou fábricas de tijolos e campos de treinamento militar, mas vem passando por uma recuperação florestal desde 2015. Os primeiros apartamentos de Tengah devem ficar prontos em 2023. Eles vão custar a partir de 82 mil dólares (aproximadamente 444 mil reais).

Pela quantidade de árvores e jardins públicos, o projeto recebeu o apelido de “cidade floresta”. Pedestres e ciclistas vão circular na parte “de cima” da cidade, repleta de verde, enquanto estradas, carros e serviços públicos ficarão concentrados no subsolo. O objetivo é garantir um ambiente mais seguro e agradável a todos, de acordo com os responsáveis pelo projeto.

Reduzindo emissões
Mesmo que Cingapura tenha uma população de menos de 6 milhões de habitantes, as emissões de gases poluentes per capita (por pessoa) do país são maiores do que as do Reino Unido e Malásia (que têm populações maiores), de acordo com a Secretaria Nacional de Mudança Climática de lá.

Uma das razões é o uso de ar-condicionado. O aparelho responde por mais de um terço do consumo de energia nas casas de Cingapura. O sistema de refrigeração baseado em energia solar e comum a todas as casas de Tengah vai gerar uma economia de emissões equivalente a 4.500 carros fora das estradas todo ano, segundo a empresa de energia da cidade.

Além disso, luzes “inteligentes” se apagarão quando os espaços públicos estiverem desocupados e monitores digitais vão detectar quando o lixo tiver que ser coletado — os sacos serão sugados dos blocos de casas para o espaço de armazenamento, evitando o uso de caminhões.

Fontes: CNN e governo de Cingapura.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • fernanda

    3 anos atrás

    eu amei a materia que esta nessa edição agora fique com vontade de ir morar lá

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido